Herdade Maria da Guarda investe €5 milhões para aumentar produção de azeite
A Herdade Maria da Guarda, localizada no Alentejo, alcançou na campanha deste ano um novo recorde de produção: 2,01 milhões de quilos de azeite
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Num ano em a Península Ibérica foi severamente afetada pela seca, o setor do olival no Alentejo conseguiu resistir, tendo algumas casas agrícolas registado mesmo melhorias de produtividade. A performance deve-se aos investimentos privados realizados na última década em estruturas de rega mas também à pressão da procura de azeite nos mercados internacionais que fez crescer o preço do azeite. É o caso da Herdade Maria da Guarda, localizada no Alentejo, que alcançou na campanha deste ano um novo recorde de produção: 2,01 milhões de quilos de azeite.
A produção é totalmente dedicada à exportação. Os italianos absorvem a maior parte da produção. Apesar de ser o maior exportador de azeite embalado do mundo, Itália tem registado sucessivas quebras na sua produção própria.
“A Associação de Olivicultores do Sul, da qual a Herdade Maria da Guarda faz parte, deverá ter registado entre os seus associados um valor recorde superior a 250 milhões de euros de produção na presente campanha”, afirma Cortez de Lobão, accionista da Casa Agrícola Cortez Lobão, dona da Herdade Maria da Guarda.
Para a presente campanha, a Herdade efetuou um novo ciclo de investimento avaliado em cinco milhões de euros: comprou novos terrenos, plantou 120 mil oliveiras aumentando o olival para 1,3 milhões árvores e na aquisição de uma máquina “apanhadora cavalgante” e de dois novos tratores, além da contratação de novos colaboradores.
Este novo investimento “vai-nos permitir aumentar o olival, beneficiar diretamente a produtividade e a rapidez com que apanhamos a azeitona e a transportamos para o lagar, preservando a qualidade da azeitona, e aumentar a eficiência da capacidade instalação do lagar”, conclui João Cortez de Lobão.