Gemalto lança primeiro cartão de pagamento EMV biométrico
O Bank of Cyprus emitiu o primeiro cartão de pagamento EMV (Europay, MasterCard e Visa) biométrico de interface dupla

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A multinacional de segurança digital Gemalto anunciou o lançamento do primeiro cartão de pagamento EMV (Europay, MasterCard e Visa) biométrico de interface dupla, emitido pelo Bank of Cyprus. A empresa foi a selecionada pelo banco para fornecer este cartão.
O cartão permite efetuar “pagamentos de chip assim como pagamentos sem contato” (“contactless”) através do reconhecimento das impressões digitais do utilizador, pela via de um sensor, dispensando assim a necessidade de introduzir um código PIN para autenticar as transações. Está disponível no Chipre, sendo compatível com todos os terminais de pagamento. O utilizador precisa apenas de colocar o seu dedo sobre o chip na altura do pagamento.
Para obter este cartão, os clientes do Bank of Cyprus devem registar-se nas sucursais do banco com o tablet da Gemalto desenhado para a solução. “O processo de personalização biométrica e a ativação do cartão foram concebidos de forma a evitar a transmissão dos dados biométricos através do ar, para garantindo a proteção da privacidade da informação. A impressão digital captada durante o processo de registo é armazenada apenas no cartão”, garante em comunicado a Gemalto.
Além disso, o cartão de sensor biométrico alimenta-se pelo terminal de pagamento, dispensando por isso bateria integrada. “Não há limite de duração nem da quantia de transações”.
“Os clientes do Bank of Cyprus serão os primeiros no mundo a desfrutar da conveniência biométrica por meio de um cartão de pagamento sem contato. Este é um avanço lógico, pois enquadra-se naturalmente com o gesto utilizado para pagar. Permite melhorar a experiência do cliente e habilitar transações de quantias maiores, sem precisar de inserir o PIN, ao mesmo tempo que fornece conveniência da tecnologia sem contato”, explica Bertrand Knopf, vice-presidente executivo da Gemalto para as áreas de Banca e Pagamentos.
A Gemalto está presente em 180 países fornecendo desde software de biometria e encriptação, entre outros.