9 em cada 10 portugueses preferem lojas físicas para tirar ideias e comprar presentes de Natal
89% dos portugueses prefere comprar os presentes para a quadra no retalho tradicional e 65% refere que para obter conselhos e ideias recorre também, em primeiro lugar, à loja física
Ana Catarina Monteiro
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Quase nove em cada dez portugueses preferem realizar as compras de Natal em lojas físicas e, maioriamente, em centros comerciais, revela o Estudo de Natal 2017 da consultora Deloitte.
89% dos portugueses prefere comprar os presentes para a quadra no retalho tradicional e 65% refere que para obter conselhos e ideias recorre também, em primeiro lugar, à loja física. Quando se trata apenas de produtos de tecnologia e acessórios, 71% refere a internet.
Segundo o estudo, os websites de insígnias com uma ou mais lojas físicas são o meio preferido dos portugueses para pesquisar ou comparar produtos. No caso dos produtos que possam ser entregues em formato digital, como vídeo jogos, música e filmes, a preferência recai sobre os motores de busca.
Em Portugal, como em toda a Europa, a principal finalidade das redes sociais é a pesquisa de produtos, seguida da procura de ideias para presentes e da verificação de preços. A utilidade menos mencionada é a partilha de opiniões.
Quando um produto não está disponível na loja física, as alternativas mais referidas pelos portugueses são: procurar uma loja de outra cadeia (28% em Portugal e 25% na média europeia); e procurar em outra loja da mesma cadeia ou solicitar a ajuda de um funcionário (27% em Portugal e 19% na média europeia). Já quando um produto não está disponível na loja online, a tendência é procurar em lojas físicas (51%). Apenas 7% dos portugueses inquiridos afirma procurar noutra loja online.