9 em cada 10 portugueses preferem lojas físicas para tirar ideias e comprar presentes de Natal
89% dos portugueses prefere comprar os presentes para a quadra no retalho tradicional e 65% refere que para obter conselhos e ideias recorre também, em primeiro lugar, à loja física

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Quase nove em cada dez portugueses preferem realizar as compras de Natal em lojas físicas e, maioriamente, em centros comerciais, revela o Estudo de Natal 2017 da consultora Deloitte.
89% dos portugueses prefere comprar os presentes para a quadra no retalho tradicional e 65% refere que para obter conselhos e ideias recorre também, em primeiro lugar, à loja física. Quando se trata apenas de produtos de tecnologia e acessórios, 71% refere a internet.
Segundo o estudo, os websites de insígnias com uma ou mais lojas físicas são o meio preferido dos portugueses para pesquisar ou comparar produtos. No caso dos produtos que possam ser entregues em formato digital, como vídeo jogos, música e filmes, a preferência recai sobre os motores de busca.
Em Portugal, como em toda a Europa, a principal finalidade das redes sociais é a pesquisa de produtos, seguida da procura de ideias para presentes e da verificação de preços. A utilidade menos mencionada é a partilha de opiniões.
Quando um produto não está disponível na loja física, as alternativas mais referidas pelos portugueses são: procurar uma loja de outra cadeia (28% em Portugal e 25% na média europeia); e procurar em outra loja da mesma cadeia ou solicitar a ajuda de um funcionário (27% em Portugal e 19% na média europeia). Já quando um produto não está disponível na loja online, a tendência é procurar em lojas físicas (51%). Apenas 7% dos portugueses inquiridos afirma procurar noutra loja online.