Visa lança na Europa plataforma de pagamentos em tempo real Direct
Com esta nova plataforma, os fundos podem ser transferidos para a conta Visa do destinatário, seja de um consumidor final, de uma pequena empresa ou um amigo

Ana Catarina Monteiro
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
António Campos: “Vemos o futuro com muita expetativa e ambição”
Head & Shoulders apresenta nova fórmula 2X Protect
A Visa disponibilizou na Europa o serviço Direct, uma plataforma que permite pagamentos em tempo real, suportando transações efetuadas entre consumidores (person-to-person – P2P), empresas (business-to-business – B2B) ou entre negócios e clientes finais (business to consumer – B2C).
Com esta nova plataforma, os fundos podem ser transferidos para a conta Visa do destinatário, seja de um consumidor final, de uma pequena empresa, ou um amigo com o qual pretende dividir uma conta. A este é concedido o acesso instantâneo aos fundos e a capacidade de fazer compras em “44 milhões de lojas em todo o mundo”, explica a multinacional de serviços financeiros.
Para acelerar a adoção da plataforma por parte dos retalhistas na Europa, a gigante do setor financeiro firmou uma parceria com a Worldpay, tecnológica especialista em processamento de pagamentos e soluções para comerciantes. O serviço Direct permitirá que os comerciantes da Worldpay enviem pagamentos em tempo real aos consumidores, assim que o banco destinatário efetue as alterações necessárias no seu sistema, explica a Visa.
“Estamos orgulhosos por ser um dos primeiros utilizadores desta nova ferramenta na Europa e noutros mercados globais. Nos últimos anos, o panorama dos pagamentos mudou drasticamente e acreditamos que o Visa Direct é um passo importante para atender às novas necessidades, fornecendo tanto a consumidores como a retalhistas as ferramentas de que precisam”, comenta Dave Glaser, Chief Product Officer, Global eCom da Worldpay.
A Visa Europe pretende desenvolver e implementar novos serviços na Europa, através da plataforma Direct, estando a trabalhar neste sentido junto de outros fornecedores de serviços de pagamentos, clientes de instituições financeiras e parceiros estratégicos. Nos Estados Unidos, esta solução já permite pagamentos para parceiros como a PayPal, Braintree, Square Cash e Stripe.
O Direct é uma Application Program Interface (API), desenvolvida com os recursos disponíveis na Visa Developer Plataform, uma plataforma aberta destinada a impulsionar inovações nos pagamentos e comércio.