Continente é marca de retalho mais relevante para portugueses
Olá, Colgate, Compal, Super Bock, Continente, Decathlon e Ikea são as marcas mais relevantes para os portugueses, no setor de retalho e grande consumo

Ana Catarina Monteiro
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
A edição de 2017 do estudo Meaningful Brands Portugal do Havas Media Group apresenta como marcas mais relevantes para os portugueses, no setor de grande consumo a Olá, Colgate, Compal, Super Bock, Continente, Decathlon e Ikea.
A análise divide-se em duas dimensões: por um lado, a relevância que as marcas têm para os consumidores e, por outro, o interesse que os consumidores têm nos conteúdos que as aquelas produzem. Em termos da relevância dos conteúdos produzidos e veiculados, a liderança é ocupada pelas marcas Super Bock, Coca-Cola, Fnac, Continente, Nivea e Olá, no que diz respeito ao retalho e grande consumo, um dos dez setores abrangidos por este estudo.
“Este é um setor muito desafiante para os seus ‘players’ e que assenta sobretudo na capacidade de acompanhar e responder às crescentes expetativas dos clientes. É difícil criar uma ligação emocional entre os consumidores e as marcas, mas este estudo vem revelar que estas marcas sabem como estabelecer pontes com os clientes e trabalhar essas relações”, explica Rui Almeida, Data & Consumer Insights director do Havas Media Group.
A empresa destaca ainda a EDP, enquanto marca com maior relevância no âmbito das marcas do setor energético, destacando-se “tanto ao nível da relevância da própria marca como dos conteúdos que disponibiliza, os quais são considerados como os mais interessantes no setor”.
Para Rui Almeida, “a EDP é uma marca de referência e transversal a todas as gerações em Portugal. Estes resultados demonstram que a energética tem vindo a aproximar-se do consumidor e a corresponder às suas expectativas, através da evolução da sua oferta e serviços complementares, a par do reforço da ligação emocional através de um campo muito alargado de ativações da marca e intervenções nas áreas de responsabilidade ambiental e social”.
Nesta edição do estudo Meaningful Brands Portugal foram analisadas 110 marcas, de dez setores de atividade: Internet & Media, Transportes, Alimentação, Bens de Consumo, Retalho, Bebidas, Eletrónica e Telecomunicações, Automóvel, Energia e Finanças e Seguros. A recolha de informação decorreu de setembro a novembro de 2016, com base numa amostra de 12 034 entrevistas, representativa da população maior de 18 anos.