Continente é marca de retalho mais relevante para portugueses
Olá, Colgate, Compal, Super Bock, Continente, Decathlon e Ikea são as marcas mais relevantes para os portugueses, no setor de retalho e grande consumo

Ana Catarina Monteiro
Diogo Barbot: “A inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”
Fruit Attraction 2025 reforça crescimento e liderança com nova organização de setores e pavilhões
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
A edição de 2017 do estudo Meaningful Brands Portugal do Havas Media Group apresenta como marcas mais relevantes para os portugueses, no setor de grande consumo a Olá, Colgate, Compal, Super Bock, Continente, Decathlon e Ikea.
A análise divide-se em duas dimensões: por um lado, a relevância que as marcas têm para os consumidores e, por outro, o interesse que os consumidores têm nos conteúdos que as aquelas produzem. Em termos da relevância dos conteúdos produzidos e veiculados, a liderança é ocupada pelas marcas Super Bock, Coca-Cola, Fnac, Continente, Nivea e Olá, no que diz respeito ao retalho e grande consumo, um dos dez setores abrangidos por este estudo.
“Este é um setor muito desafiante para os seus ‘players’ e que assenta sobretudo na capacidade de acompanhar e responder às crescentes expetativas dos clientes. É difícil criar uma ligação emocional entre os consumidores e as marcas, mas este estudo vem revelar que estas marcas sabem como estabelecer pontes com os clientes e trabalhar essas relações”, explica Rui Almeida, Data & Consumer Insights director do Havas Media Group.
A empresa destaca ainda a EDP, enquanto marca com maior relevância no âmbito das marcas do setor energético, destacando-se “tanto ao nível da relevância da própria marca como dos conteúdos que disponibiliza, os quais são considerados como os mais interessantes no setor”.
Para Rui Almeida, “a EDP é uma marca de referência e transversal a todas as gerações em Portugal. Estes resultados demonstram que a energética tem vindo a aproximar-se do consumidor e a corresponder às suas expectativas, através da evolução da sua oferta e serviços complementares, a par do reforço da ligação emocional através de um campo muito alargado de ativações da marca e intervenções nas áreas de responsabilidade ambiental e social”.
Nesta edição do estudo Meaningful Brands Portugal foram analisadas 110 marcas, de dez setores de atividade: Internet & Media, Transportes, Alimentação, Bens de Consumo, Retalho, Bebidas, Eletrónica e Telecomunicações, Automóvel, Energia e Finanças e Seguros. A recolha de informação decorreu de setembro a novembro de 2016, com base numa amostra de 12 034 entrevistas, representativa da população maior de 18 anos.