Cartões de pagamento Contacless: O estado da adesão em Portugal
A utilização é mais frequente em “supermercados e grandes retalhistas”, revela o novo estudo nacional realizado pela Visa
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
Os consumidores portugueses gostariam de poder efetuar pagamentos com cartões de tecnologia Contactless em transportes públicos (41%), postos de abastecimento (38%) e restaurantes (34%), revela o novo estudo nacional realizado pela Visa.
Atualmente, os portugueses já utilizam, regra geral, apenas dinheiro para compras diárias abaixo de dez euros, sendo que 91% diz nunca sair de cada sem o seu cartão bancário.
Com a crescente adesão aos pagamentos eletrónicos, 29% dos portugueses diz recorrer aos pagamentos Contactless par efetuar compras. 70% dos consumidores que usam estes cartões que permitem pagar compras sem ter que introduzir código elogiam a rapidez e 40% a conveniência deste método, cuja utilização é mais frequente em “supermercados e grandes retalhistas”. Não obstante, os portugueses envolvidos no estudo da Visa mostram vontade de também efetuar pagamentos Contactless em transportes públicos (41%), postos de abastecimento (38%), bares, cafés e restaurantes (34%) e parques de estacionamento e portagens (32%).
“A tecnologia Contactless está a crescer rapidamente constituindo o tipo de inovação que nos irá permitir absorver uma parte significativa das transações que ainda são feitas em dinheiro em Portugal. No nosso país, já temos uma boa taxa de aceitação, mas ainda temos muito que trabalhar na contextualização de titulares de contas Visa no que diz respeito ao pagamento Contactless, pois 43% dos inquiridos ainda não estão familiarizados com o mesmo”, afirma Paula Antunes da Costa, country manager da Visa para Portugal.
Os cartões Contactless da empresa permitem fazer pagamentos de até 20 euros, sem introduzir código PIN. Para pagamentos superiores àquele montante, a introdução do PIN continua a ser válida.