Bosch investe €1000 milhões em nova fábrica focada no mercado de IoT e mobilidade
Este é “o maior investimento isolado feito pela Bosch ao longo dos seus mais de 130 anos de história”

Ana Catarina Monteiro
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
A Bosch está a erguer em Dresden, na Alemanha, uma fábrica de sensores para dar resposta ao número crescente de aplicações com base na Internet das Coisas (IoT) e mobilidade. A nova unidade industrial representa um investimento de “mil milhões de euros” e permitirá criar cerca de 700 novos postos de trabalho. A construção deve estar concluída em 2019, estando previsto o arranque da produção para 2021.
Este é “o maior investimento isolado feito pela Bosch ao longo dos seus mais de 130 anos de história”, diz Volkmar Denner, presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH.
A nova unidade visa produzir sensores com base em wafers de 12 polegadas, os quais oferecem “uma economia de escala”, explica em comunicado a tecnológica. O wafer é um disco de silício, que dá origem à produção de sensores semicondutores. “Quanto maior o seu diâmetro, mais sensores podem ser feitos por ciclo de produção. Em comparação com as fábricas convencionais de wafer de 6 e 8 polegadas, a produção com tecnologia de wafer de 12 polegadas garante resposta à crescente procura de semicondutores originada pela mobilidade conectada e aplicações relacionadas com casas e cidades inteligentes”.
De acordo com um estudo da PriceWaterhouseCoopers, citado pela produtora, o mercado global de semicondutores deverá aumentar mais de 5% anualmente até 2019, especialmente através dos setores de mobilidade e da IoT.
A nova fábrica situa-se na capital do Estado alemão da Saxónia, concretamente no “cluster” de microeletrónica de Dresden, no qual estão situados fornecedores e prestadores de serviços para o setor automóvel e universidades que oferecem conhecimentos tecnológicos. A localização é estratégica também porque o Ministério da Economia e Energia alemão (BMWi) planeia apoiar a construção e o comissionamento da nova fábrica da Bosch naquela região, o que ainda está sujeito à aprovação da Comissão Europeia. A medida enquadra-se na iniciativa Digital Hub, com a qual o BMWi visa tornar Dresden num ecossistema da IoT.