Brasil é primeiro mercado internacional a receber Vinho Verde Wine Fest
São “mais de 300 mil euros” que a CVRVV pretende investir na promoção de vinhos verdes no Brasil, para onde as exportações de crescerem 300% entre 2004 e 2015

Ana Catarina Monteiro
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Região de Vinhos Verdes decidiu internacionalizar o festival vínico dedicado a estes vinhos nacionais para um dos seus principais mercados de exportação. Nos próximos dias 26 e 27 de maio, realiza-se o Vinho Verde Wine Fest no Iate Clube, na cidade brasileira Rio de Janeiro.
A iniciativa insere-se no plano estratégico da CVRVV (Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes) para 2017, o qual contempla um investimento de “mais de 300 mil euros” com o objetivo de promover a região vinícola do Norte de Portugal no Brasil, mercado para onde as exportações de vinho verde crescerem 300% entre 2004 e 2015, explica em comunicado a entidade.
Cerca de duas dezenas de produtores, mais de 100 vinhos verdes e o Chef Renato Cunha vão atravessar o Oceano Atlântico para, através de provas, harmonizações, showcookings e masterclasses, mostrarem que o perfil dos vinhos verdes “casa na perfeição com o clima e gastronomia brasileiros”.
O Vinho Verde Wine Fest realiza-se há três anos na Alfândega do Porto, contando com uma média anual de 25 mil visitantes.
Nos últimos anos, a Região exportou perto de dois milhões de litros de vinho para o Brasil, que se posiciona assim como “quarto maior destino de exportação em volume e o quinto em valor” para estes néctares lusos. Em 2016, as vendas para o mercado brasileiro totalizaram os três milhões de euros, correspondendo a cerca de 1,3 milhões de litros. “A exportação de Vinho Verde tem sido exponencial, ano após ano, como resultado do investimento e do trabalho que, ao longo do tempo, a CVRVV e os produtores têm vindo a realizar naquele país”, frisa a comissão.
2016 foi um ano recorde para as exportações de vinhos verde, que assumiram um peso de 50% nas vendas da região. A CRVV tem previsto um investimento de cerca de três milhões de euros para aplicar este ano nos mercados de exportação.