Como o Dia dos Namorados impacta o consumo em Portugal?
O Dia dos Namorados comemora-se esta terça-feira. O que significa que esta semana as vendas de bombons, flores, perfumes, morangos, espumantes e preservativos disparam. O que vão oferecer os portugueses às suas caras-metades? A Nielsen analisou as compras dos portugueses para a ocasião, concluindo que “a experiência ocupa um papel importante no consumo”

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Dia dos Namorados comemora-se esta terça-feira. O que significa que esta semana as vendas de bombons, flores, perfumes, morangos, espumantes e preservativos disparam. O que vão oferecer os portugueses às suas caras-metades? A Nielsen analisou as compras dos portugueses para a ocasião, concluindo que “a experiência ocupa um papel importante no consumo”.
Bombons, flores e perfumes são os presentes mais procurados pelos portugueses para oferecer no Dia dos Namorados (14 de fevereiro). De acordo com as tendências verificadas em anos anteriores, a compra de bombons nos hipers e supermercados do País “duplica face à média das semanas anteriores”. No último ano, nesta semana, a categoria alcançou um volume de negócio de mais de meio milhão de euros. “Os portugueses procuram as embalagens que fazem alusão ao romance, as quais vendem três vezes mais nesta semana face à média do ano”, explica em comunicado Filipa Vale, Client Business Partner da consultora. Ainda assim, o consumo de bombons por ocasião do Dia dos Namorados não supera as vendas no Natal e na Páscoa.
Ainda na área alimentar, os morangos apresentam-se como uma categoria especialmente procurada nesta semana, dado o seu peso significativamente superior aos das semanas anteriores e à média anual. Por sua vez, as vendas de espumantes (incluindo champanhe) aumentam 30% face à média dos primeiros dois meses do ano, com vendas a ultrapassar o meio milhão de euros na semana correspondente ao Dia dos Namorados. Já os preservativos atingem nesta semana quase 150 mil euros em vendas, valor apenas “ligeiramente superado pelos períodos do verão e do fim de ano”. Filipa Vale conclui por isso que “a maior procura de morangos, espumante e preservativos nesta ocasião demonstra claramente que a experiência ocupa um papel importante no consumo”.
Na categoria de plantas e flores, esta semana apresenta-se como uma das três mais importantes do ano, sendo “largamente superada pelo Dia da Mãe mas com vendas quase ao nível do período da Páscoa”.
No universo dos perfumes, o segmento de “eau de toilette” destaca-se quando comparado com “eau de parfum” ou águas de colónia. No último ano, as vendas de “eau de toilette” pesaram 74% do total do consumo de perfumes em hipers e supermercados. A seguir ao Natal, esta é a semana mais importante para a venda destes perfumes, sendo que no Natal destacam-se as “eau de toillete” para o público Infantil, ao contrário do Dia dos Namorados, em que os produtos para os segmentos feminino e masculino representam praticamente a totalidade das vendas (92%).