Edição digital
PUB
Logística

Dos carros às casas. O futuro da eficiência energética

O número de veículos elétricos a circular em Portugal “duplicou” em 2015 e este ano ultrapassa os quatro mil. O mercado mundial de automóveis com “zero emissões” é liderado pela Nissan, que quer otimizar também o consumo doméstico de energia

Ana Catarina Monteiro
Logística

Dos carros às casas. O futuro da eficiência energética

O número de veículos elétricos a circular em Portugal “duplicou” em 2015 e este ano ultrapassa os quatro mil. O mercado mundial de automóveis com “zero emissões” é liderado pela Nissan, que quer otimizar também o consumo doméstico de energia

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Bebidas
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
ESG
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
I&D
cibersegurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Retalho
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Logística
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
ESG
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Retalho
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Logística
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Retalho
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Retalho
PUB

O número de veículos elétricos a circular em Portugal “duplicou” em 2015 e este ano ultrapassa os quatro mil. O mercado mundial de automóveis com “zero emissões” é liderado pela Nissan, que quer otimizar também o consumo doméstico de energia.

A Nissan lidera a venda de automóveis elétricos a nível mundial. 250 mil dos mais de um milhão de veículos de “emissões zero” que circulam nas estradas do planeta foram comercializados pela marca nipónica. Em Portugal, o modelo Leaf lançado pela empresa em 2010 é o carro elétrico preferido dos automobilistas, com uma quota de mercado de 36,6%. Este ano bateu o recorde das 209 unidades comercializadas em 2015 com um total de 240 unidades vendidas no País entre janeiro e setembro.

PUB

Na Europa, as vendas de veículos elétricos da produtora superam as 70 mil unidades, revela Gareth Dunsmore, diretor da divisão veículos elétricos da Nissan Europe, por ocasião do Forum de Mobilidade Inteligente, levado a cabo pela empresa a 27 de outubro em Lisboa. O futuro da eficiência energética do planeta, desde os transportes aos edifícios, esteve em debate no evento.

_dsc1120

Da esquerda: António Videira, presidente Mobi.e, Gareth Dunsmore, diretor de veículos elétricos Nissan Europe, José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Filipe Araújo, Vereador para a Inovação e Ambiente CM Porto, e Carlos Martins Andrade, responsável I&D Galp


Nissan
Europe investe 4 milhões de euros por ano

Numa altura em que circulam cerca de 600 milhões de carros no mundo, a poluição do ar é responsável por problemas de saúde que levam a “400 milhões de mortes prematuras por ano na Europa”. Na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, realizada no último ano em Paris, 197 países assinaram um acordo para mitigar os efeitos do aquecimento global através da redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor automóvel é responsável por “20% desse esforço”, dá conta José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, que também participou no Forum. “Se nada for feito, o aquecimento do planeta pode levar a uma queda de até 10% do PIB [Produto Interno Bruto] mundial até final do século”.

A energia elétrica é atualmente a única solução que garante veículos 100% livres de emissões gases poluentes e de ruído. Além disso, enquanto os motores de combustão interna possibilitam uma “eficiência energética de entre 17% a 21%”, os motores elétricos assumem valores “acima dos 90%”, garantindo uma poupança económica que pode ser até “nove vezes superior”, de acordo com dados da UVE (Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos).

Desde 2011 que a Nissan investe “quatro milhões de euros por ano na Europa” para promover a utilização de automóveis elétricos. Além de estar focada na produção e desenvolvimento da tecnologia, a marca aposta na instalação de pontos de carregamento para as baterias destes automóveis no “velho continente”, tendo em conta que a maioria dos modelos elétricos presentes no mercado tem autonomia para percorrer uma distância de até 100 quilómetros.

_dsc1110

Governo quer alargar rede Mobi.e 

Os veículos elétricos em circulação nas estradas portuguesas “duplicaram em 2015” e prevê-se que este ano superem os “quatro mil”, dos quais mais de metade são ligeiros, segundo Alexandre Videira, presidente da Mobi.e, empresa pública responsável pela gestão das operações da Rede de Mobilidade Elétrica Nacional, que disponibiliza 523 pontos de carregamento, com um total de 1298 tomadas, para este tipo de automóveis. A maioria dos postos são semi-rápidos, sendo que existem neste momento “17 carregadores rápidos” em Portugal, os quais permitem reduzir o tempo de carregamento da bateria de cerca de sete horas para 30 minutos.

A rede nacional foi implementada em 2010 mas esteve estagnada durante a governação de Passos Coelho. Atualmente cobre 57 municípios, sendo que o atual Governo “quer alargar a rede a todo o País e às autoestradas”. De acordo com o Secretário de Estado Adjunto, a prioridade é a “atualização da tecnologia e aumento da potência dos carregadores”.

O investimento de 1,9 milhões de euros na rede Mobi.e anunciado pelo Estado em fevereiro deste ano prevê a instalação de “200 novos postos em municípios nacionais que ainda não disponibilizem carregadores” de forma a cobrir todo o território nacional, e a atualização tecnológica de “100” pontos de carregamento existentes. Até final do ano o executivo estima a instalação de “14 novos carregadores rápidos” em cidades portuguesas.

_dsc1053

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes

 

Primeiro posto de carregamento da Europa em Oeiras

Em agosto passado, a rede pública inaugurou o primeiro corredor de carregamento rápido em Portugal, tornando possível viajar de carro elétrico entre Lisboa e o Algarve sem risco de ficar sem energia. A Galp, por sua vez, detém uma rede própria com 11 postos de carregamento rápido de veículos elétricos que cobrem o corredor entre Porto e Faro, passando por Lisboa. A operadora de eletricidade foi “pioneira na mobilidade elétrica, tendo colocado no último trimestre de 2010, na estação de serviço de Oeiras, o primeiro posto de de carga rápida da Europa Ocidental”, num projeto piloto desenvolvido com a portuguesa Efacec, explica Carlos Andrade, diretor de Investigação de Tecnologia da Galp.

A intenção do Governo, segundo o Secretário de Estado Adjunto José Mendes, é abrir o mercado de gestão dos pontos de carregamento da rede Mobi.e que, para já, são gratuitos “mas com a evolução da utilização da tecnologia trazem uma oportunidade de negócio para as empresas”.

No âmbito do Quadro Comunitário 2020, estão disponíveis apoios de “60 milhões de euros” para os operadores de transportes públicos converterem as suas frotas de autocarros para veículos movidos a gás natural ou elétricos. Aos consumidores finais, está garantida a “dedução de IVA (Imposto de Valor Acrescentado) na aquisição de veículos até 65 mil euros”. A medida foi já adotada em outros países, comprovando que “depois de o Estado dar este apoio, as marcas começam também a conceder incentivos semelhantes”.

_dsc1131

Xstorage. Solução para armazenar energia em casa 

Para o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, um dos principais desafios do setor de automóveis elétricos prende-se com as baterias. Os requisitos de qualidade do veículo obrigam a dispensar o produto em “entre sete a oito anos”, mas a bateria “pode ser aproveitada para outros fins”.

Consciente deste problema, a Nissan desenvolveu em parceria com a empresa de distribuição de energia e automação Eaton o sistema Xstorage, que permite dar uma segunda vida às baterias utilizadas nos veículos elétricos Leaf e promove a otimização do consumo doméstico de energia. A solução lançada em maio deste ano no Reino Unido funciona como uma bateria que se conecta a fontes de energia renováveis e permite gerir o consumo. Assim, numa casa em que se utilize por exemplo painéis solares para produção de energia pode-se armazenar energia nos períodos de tempo em que os valores das taxas de eletricidade são menores para poder ser gasta nos períodos em que o consumo mais engorda a fatura. A Xstorage, produzida a partir de células das baterias dos carros elétricos, permite também compensar eventuais quebras de energia. Está à venda no mercado britânico pelo valor de “quatro mil euros” e chega a Portugal “em 2017”, garante Guillaume Masurel, diretor-geral da Nissan Portugal. A marca espera vender mais de cem mil unidades da Xstorage nos próximos cinco anos.

_dsc1047

Guillaume Masurel, diretor-geral Nissan Portugal

 


Produção de energia renovável em Portugal 

“Não adianta promovermos a utilização de veículos sem emissões de poluentes se a energia no País for produzida a partir de fontes não sustentáveis”, sublinha José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, por ocasião do Forum Mobilidade da Nissan, realizado em Lisboa. Portugal é o “quinto País” do mundo onde mais se produz energia “verde” per capita.

António Sá da Costa, Presidente da APREN (Associação Portuguesa De Energias Renováveis) acredita, por sua vez, que é possível chegar aos 100% de produção de energia a partir de fontes renováveis no País. “Mais de 62% da energia produzida este ano em Portugal até final de setembro é renovável, embora quase 70% siga para exportação”. O Governo pretende que a energia renovável chegue aos “80% de toda a produção em 2030”, mas o presidente da associação vai mais além. “É possível chegarmos aos 100% em 2040. A energia solar produzida no País vai multiplicar por 20 até 2040. No entanto, a produção não cobre o consumo durante todos os meses do ano”. A geração de energia “verde” para responder aos gastos de eletricidade, que aumentam nos meses em que o sol se esconde, pode ser corrigida com “a criação de mais barragens no País”, sugere. “É possível atingir um sistema de eletricidade com base em fontes 100% renováveis se apostarmos no armazenamento de energia em centrais hidroelétricas”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Bebidas
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
ESG
cibersegurança
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
I&D
Wells abre nova loja em Aveiro
Retalho
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Logística
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
ESG
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Retalho
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Logística
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Retalho
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Retalho
Bebidas

Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Hipersuper

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

Hipersuper

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

cibersegurança

cibersegurança

I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

Hipersuper
tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Hipersuper

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

Hipersuper

A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

Hipersuper
tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

Hipersuper
tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Hipersuper

Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.