Portos nacionais pouparam cerca de €8,7milhões em energia desde 2001
As soluções da marca de tecnologia Siemens instaladas nos terminais portuários nacionais foram responsáveis por uma diminuição de 74 mil toneladas de emissões de CO2 nos portos desde 2001. O que traduz uma poupança de cerca de 8,7 milhões de euros. Além disso, levaram a um aumento da capacidade de movimentação de carga
Ana Catarina Monteiro
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“É a partir dos portos nacionais que Portugal tem potenciado as suas exportações e é com um investimento forte na sua modernização que o País está a fazer a diferença no panorama internacional”, explica em comunicado a Siemens, que tem contribuído para este processo de evolução.
Os projetos de modernização dos portos nacionais fizeram com que a filial portuguesa fosse escolhida pela sede da multinacional, na Alemanha, como o hub internacional de engenharia de sistemas de movimentação de carga para os portos marítimos.
No porto de Sines, o único porto a crescer em movimentação de carga no primeiro semestre de 2016 (movimentou 28,6 milhões de toneladas, uma subida de 9,6% face ao mesmo período de 2015), a Siemens equipou os pórticos de cais e gruas de parque com acionamentos regenerativos e controladores que ajudam a reduzir os consumos, tempos de ciclo e de paragem dos equipamentos em caso de avaria.“A tecnologia utilizada é a mais recente que existe na área de controlo de acionamentos regenerativos, uma vez que os equipamentos devolvem energia à rede quando os contentores descem ou desaceleram. Esta característica permite alcançar uma eficiência até 70% superior à dos equipamentos não regenerativos. Já os softwares de controlo utilizados permitem maximizar o desempenho da máquina e otimizar os ciclos. Estes têm funcionalidades que controlam o balanço dos contentores, aumentando a segurança, o que permite encurtar os percursos feitos pelos contentores e, por consequência, o tempo que demora a completar um ciclo, aumentando a produtividade”, explica.
A empresa está a participar, a partir de Portugal, em projetos mundiais nesta área. A filial portuguesa tem exportado conhecimento e fornecido soluções de engenharia, implementação e desenvolvimento na área de engenharia e sistemas de movimentação de carga para países como a Grã-Bretanha, Espanha, França, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egito ou Aruba.
As soluções implementadas nestes países permitiram que os portos alcançassem poupanças de energia de até 70% face aos sistemas tradicionais não regenerativos e passassem a ter acesso a sistemas de supervisão e controlo de operação dedicados, de acesso local e remoto, que disponibilizam todos os indicadores de exploração dos terminais (KPIs), de forma integrada nas plataformas de gestão dos operadores portuários.