Fonte: GfK TEMAX Portugal, GfK
Vendas nacionais de eletrónica de consumo crescem 12% no 2º trimestre
O mercado de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) em Portugal atingiu no segundo trimestre de 2016 uma faturação de 573 milhões de euros, um crescimento de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2015, indica o mais recente estudo divulgado pela GfK
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
O mercado de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) em Portugal atingiu no segundo trimestre de 2016 uma faturação de 573 milhões de euros, um crescimento de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2015, indica o mais recente estudo divulgado pela GfK.
No trimestre em que realizou o Campeonato Europeu de Futebol, as vendas no mercado nacional de eletrónica de consumo apresentam o maior crescimento homólogo (12,1%), ascendendo a uma faturação total de 86 milhões de euros. Nesta categoria, destacam-se as vendas de televisões, que registam uma evolução positiva de 19,4% entre abril e junho.
Por sua vez, o setor dos grandes eletrodomésticos cresceu 8,2% no período de referência, em comparação com o mesmo trimestre em 2015. Já no que diz respeito a pequenos eletrodomésticos, as vendas impulsionaram 3,4% no último trimestre, registando-se uma boa performance nos produtos de cuidado dental e tratamento de ar, com crescimentos de 20,8% e 55,9%, respetivamente.
Em queda estão as vendas de material ligado à fotografia, com um decréscimo de 13,6% em termos homólogos, e as de Tecnologias de Informação, que diminuíram 3,5%, em comparação com segundo trimestre de 2015. Esta última quebra foi causada principalmente pela redução das vendas de computadores fixos e media tablets, caindo 16,4% e 22,5%, respetivamente.
Nas telecomunicações, as vendas aumentaram 3,7%. A procura por phablets e smartphones (com tamanho de ecrã maior que 5.6 polegadas) caiu 30% no trimestre de referência. Já a procura por ‘wearables’ contina a aumentar, segundo a consultora.
Por fim, o segmento de equipamento para escritório apresentou um crescimento de 4% nos três meses, em comparação com igual período em 2015.