Vendas nacionais de eletrónica de consumo crescem 12% no 2º trimestre
O mercado de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) em Portugal atingiu no segundo trimestre de 2016 uma faturação de 573 milhões de euros, um crescimento de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2015, indica o mais recente estudo divulgado pela GfK

Ana Catarina Monteiro
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O mercado de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) em Portugal atingiu no segundo trimestre de 2016 uma faturação de 573 milhões de euros, um crescimento de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2015, indica o mais recente estudo divulgado pela GfK.
No trimestre em que realizou o Campeonato Europeu de Futebol, as vendas no mercado nacional de eletrónica de consumo apresentam o maior crescimento homólogo (12,1%), ascendendo a uma faturação total de 86 milhões de euros. Nesta categoria, destacam-se as vendas de televisões, que registam uma evolução positiva de 19,4% entre abril e junho.
Por sua vez, o setor dos grandes eletrodomésticos cresceu 8,2% no período de referência, em comparação com o mesmo trimestre em 2015. Já no que diz respeito a pequenos eletrodomésticos, as vendas impulsionaram 3,4% no último trimestre, registando-se uma boa performance nos produtos de cuidado dental e tratamento de ar, com crescimentos de 20,8% e 55,9%, respetivamente.
Em queda estão as vendas de material ligado à fotografia, com um decréscimo de 13,6% em termos homólogos, e as de Tecnologias de Informação, que diminuíram 3,5%, em comparação com segundo trimestre de 2015. Esta última quebra foi causada principalmente pela redução das vendas de computadores fixos e media tablets, caindo 16,4% e 22,5%, respetivamente.
Nas telecomunicações, as vendas aumentaram 3,7%. A procura por phablets e smartphones (com tamanho de ecrã maior que 5.6 polegadas) caiu 30% no trimestre de referência. Já a procura por ‘wearables’ contina a aumentar, segundo a consultora.
Por fim, o segmento de equipamento para escritório apresentou um crescimento de 4% nos três meses, em comparação com igual período em 2015.