Inauguração de retail parks na Europa cresce mais de 50% em 2016
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
Em Portugal, apesar de o “formato não ter atingido o sucesso dos centros comerciais, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, assim como a oferta”. Neste momento, encontram-se em construção três retail parks em território nacional, que representam um total de 50 000 metros quadrados. Para este ano está prevista a inauguração do Matosinhos Retail Park, com cerca de 30 000 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).
No continente europeu, até ao final de 2017 estão previstos 2,41 milhões de metros quadrados de novos retail parks, sendo que 2,06 milhões situam-se na Europa Ocidental e os restantes no Centro e nos países de Leste. 54% das aberturas previstas para este e o próximo ano ocorrem em França. Segue-se o Reino Unido com 17% e Itália, que chama a si 10% dos projetos a inaugurar.
Caso todos os projetos se realizem como previsto, os retail parks na Europa passam a ocupar cerca de 40 milhões de metros quadrados no total, indica o estudo.
Além de “um maior investimento dos proprietários nos projetos”, regista-se “um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retailparks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”, explica Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield.