Inauguração de retail parks na Europa cresce mais de 50% em 2016
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
Em Portugal, apesar de o “formato não ter atingido o sucesso dos centros comerciais, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, assim como a oferta”. Neste momento, encontram-se em construção três retail parks em território nacional, que representam um total de 50 000 metros quadrados. Para este ano está prevista a inauguração do Matosinhos Retail Park, com cerca de 30 000 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).
No continente europeu, até ao final de 2017 estão previstos 2,41 milhões de metros quadrados de novos retail parks, sendo que 2,06 milhões situam-se na Europa Ocidental e os restantes no Centro e nos países de Leste. 54% das aberturas previstas para este e o próximo ano ocorrem em França. Segue-se o Reino Unido com 17% e Itália, que chama a si 10% dos projetos a inaugurar.
Caso todos os projetos se realizem como previsto, os retail parks na Europa passam a ocupar cerca de 40 milhões de metros quadrados no total, indica o estudo.
Além de “um maior investimento dos proprietários nos projetos”, regista-se “um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retailparks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”, explica Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield.