Inauguração de retail parks na Europa cresce mais de 50% em 2016
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
Em Portugal, apesar de o “formato não ter atingido o sucesso dos centros comerciais, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, assim como a oferta”. Neste momento, encontram-se em construção três retail parks em território nacional, que representam um total de 50 000 metros quadrados. Para este ano está prevista a inauguração do Matosinhos Retail Park, com cerca de 30 000 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).
No continente europeu, até ao final de 2017 estão previstos 2,41 milhões de metros quadrados de novos retail parks, sendo que 2,06 milhões situam-se na Europa Ocidental e os restantes no Centro e nos países de Leste. 54% das aberturas previstas para este e o próximo ano ocorrem em França. Segue-se o Reino Unido com 17% e Itália, que chama a si 10% dos projetos a inaugurar.
Caso todos os projetos se realizem como previsto, os retail parks na Europa passam a ocupar cerca de 40 milhões de metros quadrados no total, indica o estudo.
Além de “um maior investimento dos proprietários nos projetos”, regista-se “um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retailparks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”, explica Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield.