Siemens assegura gestão de primeiro edifício de escritórios construído com impressora 3D
Foi recentemente inaugurado no Dubai o primeiro edifício de escritórios do mundo construído com recurso a uma impressora 3D. A Siemens foi a tecnológica responsável pela instalação do sistema de gestão da infraestrutura do “Office of the Future”

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Foi recentemente inaugurado no Dubai o primeiro edifício de escritórios do mundo construído com recurso a uma impressora 3D. A Siemens foi a tecnológica responsável pela instalação do sistema de gestão da infraestrutura do “Office of the Future”.
Com uma superfície de 250 metros quadrados, o “Office of the Future” foi construído utilizando uma impressora 3D com seis metros de altura, 36,50 metros de comprimento, 18,30 metros de largura e que se encontra localizada perto das Emirate Towers no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A tecnologia de edifícios instalada, que inclui sistemas de controlo de acesso e videovigilância, foi fornecida pela Siemens e está integrada numa plataforma centralizada de gestão do edifício, assegurando “custos de operação mais baixos e um consumo de energia reduzido”, explica em comunicado a empresa de tecnologia.
Através da plataforma “costumizada” de gestão de edifícios Desigo CC da Siemens, os operadores podem monotorizar e otimizar a infraestrutura técnica do edifício, sistemas de videovigilância, de climatização e de controlo de acesso, a partir de um local central. “As instalações da plataforma Desigo CC espalhadas pelo mundo todo levaram a reduções na ordem dos 20% nos custos de operação dos respetivos edifícios”.
Além do sistema de controlo de acesso baseado em dados biométricos e smart cards, a empresa forneceu também a tecnologia de deteção e proteção contra incêndios, de alarme e de controlo, incluindo detetores multisensores capazes de se adaptarem a ambientes em mudança, de analisar sinais de alarme falsos e proteger contra riscos tais como a presença de monóxido de carbono.
“Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto pioneiro e de estar a apoiar a estratégia de Smart City do Dubai, fornecendo tecnologia de ponta para a automação e o controlo digital e inteligente de edifícios”, disse Matthias Rebellius, CEO da divisão Building Technologies da Siemens.