Sonae desafia meio académico para projetos de inovação
Os participantes desenvolveram protótipos de uma bicicleta citadina para a Berg Cycles e de um dispositivo para monitorização, gestão e manutenção remota de eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos para a Worten
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Sonae desafiou alunos da Porto Design Factory – Instituto Politécnico do Porto, da Universidade de Swinburne (Austrália) e da Universidade Modena e Reggio Emilia (Itália) a desenvolverem uma solução inovadora para a marca Berg Cycles e para a cadeia especializada Worten, um projeto enquadrado no programa de Inovação de Produto ME310 da Universidade de Stanford (EUA).
“A iniciativa enquadra-se na política de inovação aberta da Sonae, que procura fomentar o conhecimento através da colaboração e cooperação com o meio académico e científico”, esclarece o grupo português.Os participantes desenvolveram protótipos de uma bicicleta citadina para a Berg Cycles e de um dispositivo para monitorização, gestão e manutenção remota de eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos para a Worten, os quais foram dados a conhecer nos Estados Unidos e em Portugal. A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta que fomenta a colaboração com instituições académicas e científicas com o objetivo de partilhar e fomentar o conhecimento. A associação ao programa Stanford ME310 insere-se nesta política, permitindo à Sonae trabalhar e cooperar com equipas multinacionais com o objetivo de antecipar e responder às necessidades atuais e futuras dos consumidores”, sublinha Nuno Lopes Gama, Head of Innovation & Future Tech da Sonae.
Monitorizar, gerir e controlar equipamentos eletrónicos
No âmbito do desafio lançado pela Worten, os alunos da Porto Design Factory e da Universidade Modena e Reggio Emilia trabalharam numa solução para modernizar e melhorar a experiência de assistência do cliente da cadeia, através do desenvolvimento de uma plataforma que controla e monitoriza os diversos equipamentos e também os respetivos consumos – App Wsempre.
Com a solução desenvolvida, acessível através da internet a partir de qualquer dispositivo (smartphone ou tablet, por exemplo), o cliente pode agora encontrar todas as informações úteis sobre os seus equipamentos (notificações de possíveis avarias ou outras situações) e analisar os consumos realizados através da Smart Plug, uma tomada inteligente à qual se encontra ligado o aparelho. O consumidor pode ainda utilizar o botão de SOS para contatar o técnico de reparação de forma mais fácil e utilizar os óculos de realidade aumentada para possibilitar ao técnico a mesma visão que o cliente tem em sua casa, auxiliando-o na assistência e manutenção.
Bicicleta adaptada à vida citadina
A crescente utilização da bicicleta como meio de transporte nas cidades está a criar novos paradigmas de funcionalidade neste tipo de veículos, cuja resposta não é encontrada nos modelos tradicionais. A equipa desenvolveu uma nova bicicleta, com um novo design, que proporciona maior acessibilidade e conforto, mais adaptada às deslocações urbanas.