Tecnológica Epson compra empresa de impressão têxtil Fratelli Robustelli
A empresa de tecnologia Epson Italia chegou a acordo com a família Robustelli para adquirir 100% do capital da Fratelli Robustelli, operadora da indústria da impressão têxtil

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Este acordo permite à filial italiana do grupo Epson, empresa detida pela japonesa Seiko Epson Corporation, desenvolver sinergias a longo prazo, potenciando o negócio de impressão têxtil digital a jato de tinta.
A entrada da Robustelli no grupo que produz desde impressoras de injeção de tinta e sistemas de impressão digital a projetores 3LCD, óculos inteligentes, sensores e robôs industriais vai permitir alargar a capacidade de produção, ao mesmo tempo que passa a oferecer aos clientes uma linha de produtos mais alargada, no que diz respeito a impressoras para a indústria têxtil.
Sunao Murata, COO (chief operating officer) da Divisão de Operações Profissionais de Impressão da Epson, será nomeado presidente da mais recente firma a integrar a empresa.
Um dos ativos que o grupo de tecnologia pretende explorar é a Monna Lisa, marca de impressoras da Robustelli, alargando a sua comercialização a mais regiões do globo. Estas impressoras começaram a ser desenvolvidas em 2003 entre a empresa especializada neste produto e a Epson.
As duas empresas planeiam ainda focarem-se no desenvolvimento conjunto de I&D para o segmento da impressão têxtil digital, “mercado que tem uma previsão de crescimento a nível mundial de cerca de 25% por ano até 2019”, explica em comunicado o grupo.
Fundada em 1972, a Fratelli detém um total de 25 colaboradores e conquistou em 2015 receitas no valor de 12 milhões de euros.