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O que pode ler na edição impressa do HIPERSUPER

O futuro dos pagamentos no comércio desdobra-se em soluções tecnológicas inovadoras que parecem saídas de um filme de ficção científica. No entanto, os novos sistemas já existem e estão prestes a mudar a forma como os consumidores fazem compras. Este é o tema em destaque na próxima edição impressa do HIPERSUPER, capa de junho

Ana Catarina Monteiro
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O que pode ler na edição impressa do HIPERSUPER

O futuro dos pagamentos no comércio desdobra-se em soluções tecnológicas inovadoras que parecem saídas de um filme de ficção científica. No entanto, os novos sistemas já existem e estão prestes a mudar a forma como os consumidores fazem compras. Este é o tema em destaque na próxima edição impressa do HIPERSUPER, capa de junho

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Ana Catarina Monteiro
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HipersuperO futuro dos pagamentos no comércio desdobra-se em soluções tecnológicas inovadoras que parecem saídas de um filme de ficção científica. No entanto, os novos sistemas já existem e estão prestes a mudar a forma como os consumidores fazem compras. Este é o tema em destaque na próxima edição impressa do HIPERSUPER, capa de junho.

É unânime entre os principais operadores do setor entrevistados pelo HIPERSUPER: a indústria de pagamentos está a assistir ao maior período de transformação de sempre na história do dinheiro e dos serviços financeiros. Chips, sensores, tecnologia ingerível, ‘contactless’ e outras ferramentas disponíveis permitem múltiplas conjugações para trazer ao público as melhores soluções de pagamento, sejam físicos, mobile ou online. Fique a conhecer as inovações que já se apresentaram ao mercado e as que podem chegar brevemente.

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EXPERIÊNCIAS

De Ílhavo para o mundo. Estratégia para conquistar o mercado nacional

Arsenio Gil, fundador da Sysdev, conta na primeira pessoa como o seu ‘software’ para a área de mobilidade empresarial atrai profissionais de todo o mundo.

Modernizar o futuro

As empresas mais tradicionais são por vezes as que mais sentem dificuldade na modernização da sua proposta de valor. O que não aconteceu com a Montiqueijo, que adaptou a sua oferta aos novos hábitos de consumo e modernizou a sua imagem, sem esquecer a sua génese familiar. Dina Duarte, diretora-geral da empresa que lhe foi herdada pelos pais, explica como.

DISTRIBUIÇÃO

Mercado de Campo de Ourique atrai 1 milhão de visitantes por ano

Este foi o primeiro mercado de Lisboa a passar por uma modernização a fundo, em 2012, resultado de uma parceria público-pivada. Hoje o espaço mistura a oferta do tradicional mercado de produtos frescos com conceitos de restauração para todos os gostos, incluindo bar e café, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano.

Espanha e Brasil na mira da Topsndolls

A Topsndolls é a primeira marca portuguesa de revenda de produtos para criança. Nasceu no Porto em 2009 e nos seus horizontes estão a Espanha e o Brasil. O ‘master’ da insígnia, Sérgio Carvalho diz que uma abertura no país vizinho pode acontecer “a qualquer momento”.

Vem aí a década dos ‘millenials’. Está preparado?

Os escritórios físicos como os conhecemos hoje vão provavelmente deixar de existir na próxima década, quando os nativos digitais representarem a maior fatia da população ativa mundial. Esta foi uma das principais conclusões da Workplace Conference – Beyond 2020 Lisboa, a sessão inserida nas conferências internacionais promovidas pela 3gOffice. Em entrevista ao Hipersuper, o presidente da consultora espanhola especialista em arquitetura corporativa explica como vê os espaços de retalho neste futuro próximo.

O processo criativo de uma aplicação móvel

A aplicação ‘Pronto a Levar’ venceu o concurso Star APP levado a cado pela Sonae. A vencedora explica como construiu o serviço e como este vem dar mais conveniência à experiência de compra do consumidor.

ENTREVISTA

“Novos ‘self service’ da Fujitsu desenhados em Portugal”

A Fujitsu prepara-se para exportar para todo o mundo o software de ‘self service’ que foi conduzido de raíz no centro de inovação da multinacional nipónica em Lisboa. O Hipersuper aproveitou a visita à primeira edição da Digital Enterprise Show, em Madrid, para entrevistar o responsável de retalho e diretora de Marketing da Fujitsu Portugal.

“RioSul é um centro familiar de visita diária”

O RioSul Shopping comemora 10 anos a servir as populações da margem sul do Rio Tejo. Saiba a estratégia que faz deste um centro de vista diária para as famílias da zona.

ESTUDOS&ESTATÍSTICAS

Estamos preparados para ter lineares de produtos financeiros?

Mais uma análise do Comparaja.pt para o Hipersuper. Está o retalho nacional a preparar-se para oferecer produtos financeiros como já acontece nos supermercados de outros países?

Higiene do Lar em recuperação – aumentar a penetração é chave para crescer

Teresa Cotim Figueiredo, country manager da Kantar Worldpanel desde novembro de 2015, faz a sua primeira análise do mercado de FMCG (bens de grande consumo) para o Hipersuper. A responsável analisa os padrões de compra que levaram a crescimentos na categoria de higiene para o lar, que representa uma oportunidade para as marcas.

ESPECIAL PONTO DE VENDA: CONSTRUÇÃO, DESIGN E DECORAÇÃO

Redesenhar e reposicionar para oferecer experiências

As novas tendências de materiais, ambiente e comunicação nos espaços comerciais são expostas nesta edição.

Loja física na estratégia dos ‘marketeers’

As estratégias de marketing estão a reconhecer as oportunidades de aproximação ao consumidor na loja física. Saiba porquê.

MARCAS

Os ícones pop da cultura de consumo

Uma exposição sobre a história das marcas, levada a cabo pela Superbrands Portugal, conta a evolução do ‘design’ e da comunicação com o consumidor daquelas que se tornaram ícones da cultura ‘pop’ da sociedade portuguesa.

Leite de pastagem traz valor aos Açores

A Terra Nostra lançou uma nova categoria de leite em Portugal. O primeiro leite de pastagem produzido no País resulta do Programa Vacas Felizes, que veio valorizar a sustentabilidade e a qualidade de criação dos animais nos Açores.

FEIRAS

Retalho hiperconectado

A Digital Enterprise Show nasceu este ano na capital espanhola. A convite da Fujitsu Portugal, o Hipersuper viajou até à feira dedicada à transformação digital dos negócios, que recebeu os maiores ‘players’ do setor.

IFFA 2016: Automatizar a indústria alimentar

A cada três anos a indústria alimentar reúne-se na cidade alemã Frankfurt para conhecer a mais recente maquinaria disponível para a indústria alimentar, sobretudo para o setor de carne, assim como as tendências no processamento dos produtos. A Multivac, líder do mercado mundial de termoformadoras para acondicionamento de produtos, apresenta-se num dos maiores da feira com as novidades para automatizar os sistemas de embalagem.

OPINIÃO

Revivalismo: fazer da saudade lusitana uma oportunidade de negócio

Sérgio Pereira, diretor-geral e fundador do Comparaja.pt, diz que ser do bairro voltou a ser ‘cool’ e a atrair muita clientela. Ainda assim, os “revivalismos” surgem da iniciativa de pequenos investidores de retalho e não dos grandes ‘players’ do mercado. O colaborador do Hipersuper deixa o desafio.

Os desafios do conceito gourmet

Temos visto nascer novos conceitos denominados gourmet ou de produtos mais específicos. Os retalhistas apostam nestes espaços para trazer mais valor ao negócio, mas há que ter em conta alguns aspetos para não se correr riscos, como o de prejudicar o negócio já existente. Miguel Murta Cardoso, o consultor sénior, especialista em retalho e uma presença habitual no Hipersuper, explica as várias formas de o fazer e o que está em questão em cada uma das estratégias.

Multiplique os momentos de verdade

Ir ao encontro do consumidor para aumentar a disponibilidade pode contribuir para aumentar a penetração que, segundo Miguel Tapada, managing partner da On Spot, é o caminho para o crescimento.

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Foto de arquivo
Bebidas

ÉvoraWine regressa com 300 vinhos de mais de 50 produtores

“O ÉvoraWine não é só vinho. Os vinhos do Alentejo estão em destaque, mas este é também um evento de  gastronomia e de cultura”, afirma Reto Frank Jorg, da organização do evento que se realiza esta sexta-feira e sábado.

O ÉvoraWine está de regresso à cidade Património Mundial da Unesco, para a sua 10ª edição. Esta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de maio, a Praça do Giraldo vai acolher 300 vinhos em prova de mais de 50 produtores.

O evento tem o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

“O ÉvoraWine não é só vinho. Os vinhos do Alentejo estão em destaque, mas este é também um evento de  gastronomia e de cultura. Nós queremos valorizar o enoturismo, valorizar a região, queremos dar a conhecer os vinhos e as castas, seja para o mercado nacional seja para o mercado internacional”, sublinha Reto Frank Jorg, um dos organizadores do EvoraWine, em declarações ao Hipersuper.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo destaca também a importância do evento para posicionar Évora como um destino de enoturismo. “O EvoraWine tem uma repercussão grande. Tem a dimensão vínica com mais conteúdos, com provas comentadas, com a participação mais diferenciada dos produtores, mas também inclui atividades diversas e um cariz mais amplo”, destaca José Santos. O evento traz à cidade  turistas nacionais e estrangeiros “que depois, ao longo do ano, podem voltar para visitar a cidade”, acrescenta.

O responsável revelou ainda ao Hipersuper que o Enoturismo foi definido “como o principal produto estratégico de desenvolvimento do destino, numa dimensão temporal de três a cinco anos”, lembrando que este segmento da atividade turística tem “uma aba larga” que inclui a gastronomia, a sustentabilidade, a cultura e a literatura. O Subaquatic Wine Tourism Experience, que terá lugar a 20 e 21 de junho em Sines, organizado pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um exemplo das iniciativas que a entidade está a dinamizar no âmbito do enoturismo.

Nesta 10ª edição do EvoraWine, que se apresenta como o maior evento dedicado ao vinho no Alentejo, a organização prevê receber cerca de 10 mil visitantes nacionais e estrangeiros, ao longo dos dois dias. O EvoraWine 2025 tem entrada gratuita e o copo oficial de prova tem um custo de 15 euros.

Programa do EvoraWine
Dia 23 de maio
18h00 – Sessão de Abertura com Grupo de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves”
19h00 – Grupo Caranguejos da Cevada 20h00 – Fado com Inês Villa-Lobos
21h00 – Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa 22h00 – Encerramento das provas de vinho

Dia 24 de maio
18h00 – Abertura ÉvoraWine 18h30 – Grupo Sevilhanas
19h00 – Carla Saramago, Rui Gonçalves, Bruno Cramez e José Silva 20h30 – Grupo Mala Conexion
22h00 – Encerramento das provas de vinho
22h30 – ÉvoraWine Party na Horta das Laranjeiras com “Vizinhos” e DJ Pedro d’Orey 02h00 – Encerramento da ÉvoraWine Party

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Logística

Grupo Paulo Duarte e Politécnico de Santarém unem-se para potenciar talento e inovação

O Grupo Paulo Duarte e o Instituto Politécnico de Santarém formalizaram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, recursos científicos, técnicos e humanos.

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A parceria visa aproximar o meio académico do tecido empresarial, criando pontes entre a formação e a prática profissional.

“No Grupo Paulo Duarte encaramos as parcerias com as universidades como oportunidades de cooperação, com benefícios para ambas as partes. Queremos continuar a ser, para muitos jovens, a porta de entrada para o mercado de trabalho, assim como a possibilidade de criação de ações para partilha e aplicação de conhecimentos em casos práticos, nas nossas operações, e a criação de oportunidades de carreiras profissionais”, afirma Carlos Barroso, diretor de Gestão de Pessoas e Organização do Grupo Paulo Duarte.

O protocolo inclui a realização de estágios curriculares, extracurriculares, científicos e técnicos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de competências aplicadas e a empregabilidade dos estudantes.

Do lado do Politécnico de Santarém, a iniciativa integra a estratégia de criação de um sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, com foco na capacitação dos estudantes e empreendedores. O objetivo passa por promover o espírito empresarial, elevar a qualidade do emprego e estimular a criação de empresas inovadoras.

Em 2024, mais de 20 estudantes realizaram estágios no Grupo Paulo Duarte, com uma parte significativa a integrar posteriormente os quadros da empresa, num sinal claro da aposta na valorização e retenção de talento qualificado.

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Alimentar

Rubies in the Rubble estreia-se em Portugal com exclusividade no El Corte Inglés

A Rubies in the Rubble faz a sua estreia no mercado nacional com exclusividade nas lojas El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, através de uma parceria com a Casa Mendes Gonçalves.

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Já chegou a Portugal aquele que foi distinguido pelo The Sunday Times como “o melhor ketchup do Reino Unido”. A Rubies in the Rubble faz a sua estreia no mercado nacional com exclusividade nas lojas El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, através de uma parceria com a Casa Mendes Gonçalves, responsável pela produção local do produto com tomate 100% português.

“Depois da aquisição de parte da marca em 2024, tínhamos como objetivo trazer o ketchup Rubies in the Rubble para Portugal — produzido com tomate 100% português, com sabor e consciência. É um passo importante na nossa estratégia de internacionalização, com foco na Europa, e estamos muito satisfeitos por o fazer com exclusividade no El Corte Inglés. Ao longo de maio, vamos estar nas lojas de Lisboa e Gaia com ações de degustação para dar a conhecer este produto tão diferenciador ao público português”, afirma Ricardo Ferreira, diretor-geral da MG Foods & Care, área comercial da Casa Mendes Gonçalves.

Produzido na Golegã, o ketchup Rubies in the Rubble distingue-se pela sua abordagem sustentável e nutricionalmente equilibrada. A receita recorre a puré de maçã e pêra, provenientes de excedentes alimentares, em substituição do tradicional açúcar refinado, resultando num produto com menos açúcar, mas sem comprometer o sabor.

A marca britânica, reconhecida pela sua missão de combater o desperdício alimentar, já evitou a inutilização de mais de 951 toneladas de alimentos e a emissão de cerca de 800 toneladas de CO₂. Este posicionamento coloca a Rubies in the Rubble entre as referências emergentes na nova geração de produtos alimentares com propósito.

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Retalho

Wells abre a primeira loja com o conceito beauty em Setúbal

Localizada na Estrada de Algeruz, Quinta da Caiada, na galeria do Continente, a loja apresenta nova imagem e novas marcas.

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A Wells inaugura esta quinta-feira, 22 de maio, a primeira loja com o conceito beauty na cidade de Setúbal, com um espaço totalmente renovado e uma forte aposta nas áreas de beleza, perfumaria e produtos de grande consumo.

Com uma área de 290m², a loja, que já existia, foi completamente renovada. Localizada na Estrada de Algeruz, Quinta da Caiada, na galeria do Continente, a loja apresenta nova imagem, novas marcas, um espaço dedicado à experimentação e aconselhamento personalizado, assim como um Wow! Market com uma seleção de produtos de maquilhagem com preços a partir de um euro.

Conta com um Makeup Bar, dedicado ao aconselhamento personalizado e experimentação de produtos, onde é possível experimentar e receber conselhos sobre os produtos das diversas marcas de maquilhagem. Adicionalmente, a marca Elizabeth Arden estará presente com uma ativação de marca, com promotoras a oferecerem aconselhamento personalizado sobre cuidados com a pele e perfumes, entre os dias 22 e 25 de maio.

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Bebidas

Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa

A Cerveja Sagres estreou esta semana a sua nova campanha “Somos o que nos vai na Alma”, um manifesto emocional que pretende refletir e celebrar a riqueza e a complexidade da identidade portuguesa.

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Com criatividade da McCann, consultoria da Proud e produção da Playground, a iniciativa surge com presença em televisão, digital e outdoor, tendo como banda sonora o tema ‘Desfado’, de Ana Moura.

Sob a voz de Carlão, o manifesto “Alma Portuguesa” dá o mote à campanha, assumindo-se como um convite à reflexão sobre o que nos define como povo. “O que nos vai na alma?” é a pergunta que impulsiona a narrativa, espalhada em modo teaser pelas ruas e plataformas digitais, desafiando os portugueses a pensarem sobre a sua essência.

Com esta campanha, a marca propõe-se mostrar que a alma portuguesa é feita de contrastes e contradições, uma mistura de orgulho e humildade, de força e ternura, de tradição e modernidade. “Somos de pimba e de fado”, resume a campanha, numa tentativa de traduzir em imagens e sons aquilo que, afinal, “não se explica, sente-se”.

Segundo Catarina Ferraz, responsável de marketing, “a Cerveja Sagres é feita de orgulho, de memórias, de um património que une os portugueses. Mais do que uma cerveja, a Sagres faz parte da nossa cultura, tem Alma Portuguesa e sabor a casa. Com esta nova campanha, queremos mostrar e celebrar tudo o que nos torna únicos, como as tradições e contradições na forma como vivemos, sentimos e partilhamos todos os momentos. Porque esta Alma Portuguesa, Somos Nós!”.

A “Alma Portuguesa” será também ativada ao longo do ano em diferentes áreas, da música ao desporto e à cultura, reforçando a ligação emocional da Sagres aos portugueses e a todos os que escolhem Portugal como casa.

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Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências

Esta estreia assinala a entrada da empresa num novo segmento, apostando numa combinação de tradição artesanal e inovação contemporânea.

Hipersuper

A Nacional acaba de reforçar o seu portefólio com o lançamento de duas granolas: Frutos Secos e Sementes, e Chocolate Salgado.

As novas granolas são cuidadosamente tostadas no forno, um processo que intensifica a textura crocante e realça os sabores naturais dos ingredientes. A Granola de Frutos Secos e Sementes combina noz pecan, caju, pistáchio, sementes de abóbora verdes e linhaça dourada, enquanto a Granola de Chocolate Salgado une chocolate negro e sal marinho, oferecendo um sabor sofisticado. Ambas as variedades têm como base a aveia integral.

Joana Carvalho, gestora da categoria de cereais da Nacional, destaca: “Cada detalhe foi pensado para surpreender, desde a seleção criteriosa dos ingredientes até o processo no forno, que garantem um sabor único a estes produtos. O resultado são granolas que elevam a experiência de consumo a um novo patamar, combinando sabor, textura e autenticidade em cada colherada. Queremos continuar a surpreender os consumidores através de produtos que mais do que alimentos são verdadeiras experiências”.

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Retalho

Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert

A entrada da empresa na capital contempla a abertura de um supermercado na Alta de Lisboa e outro na Quinta do Lambert, Lumiar. A Mercadona terminará o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

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A Mercadona, que conta com mais de 60 lojas em Portugal, vai abrir em novembro deste ano os seus primeiros supermercados na cidade de Lisboa. Nestas duas novas lojas, localizadas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert (Lumiar), a empresa prevê gerar 180 postos de trabalho.

As vagas em aberto para trabalhar nas lojas do Lumiar destinam-se a operador de supermercado e auxiliar de manutenção. Todas as ofertas de emprego têm um período de formação, com contrato efetivo, e são remuneradas desde o primeiro dia, refere a Mercadona.

Além das lojas da Alta de Lisboa e Quinta do Lambert, a empresa abrirá uma nova loja em Frielas (Loures) terminando o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

A cadeia de supermercados espanhola está também a reforçar a sua equipa de norte a sul do país com a integração de médicos, de forma a assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores nos seus espaços laborais.

Presente em 12 distritos em Portugal, a empresa conta já com sete mil colaboradores, dos quais 1.700  incorporaram-se na empresa em 2024. “No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 euros brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 euros alcançados num máximo de quatro anos”, refere num comunicado.

Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Para 2025, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros.

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Retalho

‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho

A rede de lojas de proximidade ‘Aqui é Fresco’, que agrega cerca de 700 pontos de venda independentes em todo o país, vai realizar a sua 14.ª Convenção nos dias 8 e 9 de junho, escolhendo, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco do maior encontro anual do setor do comércio de retalho em Portugal.

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A edição de 2025 representa um marco estratégico para a insígnia, ao reforçar a descentralização geográfica do evento e a ligação às regiões fora dos grandes centros urbanos. Em 2024, a convenção gerou mais de 15 milhões de euros em transações comerciais, sendo reconhecida como um dos principais momentos de negócio direto entre retalhistas, marcas e grossistas.

Com um recorde de 100 stands e a expectativa de acolher cerca de 1.500 participantes, a convenção contará com a presença de empresas e marcas de referência nacionais e internacionais. O jantar de gala integrará um espetáculo com o cantor José Cid e a entrega do Prémio Carreira, cujo vencedor será revelado durante o evento. Estão também confirmadas as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e Centromarca.

Carla Esteves, diretora executiva da rede, sublinha: “Esta edição da nossa convenção irá, mais uma vez, destacar a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. É um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”.


“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encaram este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é um dos
pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.

Com a marca própria UP em expansão,  já com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar, a rede prevê continuar a diversificar a oferta em 2025, com foco adicional no canal Horeca.

Sob o mote “Juntos pela Economia Circular”, a convenção de 2025 aposta fortemente na sustentabilidade. Todos os excedentes alimentares serão doados à Fundação dos Armazenistas de Mercearia (FAM), e a rede mobilizou os seus fornecedores parceiros para apoiar a Fundação do Gil com doações de produtos. A ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’.

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Retalho

Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal

A inteligência artificial (IA) está a transformar os hábitos de consumo em Portugal. Segundo o Adyen Index: Retail Report 2025, 32% dos consumidores portugueses já utiliza IA para fazer compras, o que representa um aumento de 47% face ao ano anterior.

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A Geração Z lidera esta tendência, com 45% dos inquiridos a recorrer à tecnologia, mas o maior crescimento registou-se entre os Baby Boomers (60-78 anos), com uma subida de 85% na utilização. A maioria dos utilizadores afirma que a IA é uma ferramenta útil para se inspirar na escolha de produtos como vestuário ou refeições.

Apesar da forte adesão por parte dos consumidores, apenas 32% dos retalhistas nacionais planeia investir em IA nos próximos 12 meses para reforçar as áreas de vendas e marketing, e 31% para apoiar a inovação de produto.

O estudo revela ainda que 39% dos portugueses gostaria de comprar a partir de múltiplos canais, que inclui loja, redes sociais e e-commerce, mas apenas 39% dos retalhistas oferece atualmente uma experiência de compra unificada.

O relatório foi conduzido pela Censuswide com base numa amostra de 41.089 consumidores maiores de 16 anos em 28 países, incluindo Portugal. Os dados foram recolhidos entre 26 de fevereiro e 12 de março de 2025.

A análise com retalhistas incluiu 14.003 profissionais em 29 países, com dados recolhidos entre 10 de fevereiro e 12 de março de 2025. A Censuswide é membro da Market Research Society e do British Polling Council, cumprindo os respetivos códigos de conduta e os princípios da ESOMAR.

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O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta

A marca O Lisboeta acaba de apresentar uma nova edição especial que celebra dois ícones da tradição portuguesa: o salame de chocolate e o café Delta. 

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Resultado da parceria com a Delta Cafés, esta edição limitada integra o Lote Portugal, conhecido pelo seu perfil aromático e pelo papel central no quotidiano dos portugueses. À base de salame de chocolate gelado, junta-se agora o sabor marcante do café, numa criação que homenageia dois clássicos reinventados.

“As edições especiais são sempre uma oportunidade para surpreender. Desta vez quisemos fazer algo que ficasse. E sabíamos que só fazia sentido com o Lote Portugal da Delta Cafés”, afirmam os fundadores d’O Lisboeta.

Disponível em todas as lojas da marca, no site oficial e nas Delta Coffee House Experience em Lisboa, o novo sabor pode ser adquirido à unidade, em caixa de seis unidades ou de dez. Mantendo-se fiel ao seu conceito, O Lisboeta serve-se sempre gelado.

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