Estudo. Apenas 13% dos retalhistas apostam em sistemas de pagamento por telemóvel
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. Por outro lado, apenas 13% dos retalhistas considera lançar soluções de pagamento por telemóvel
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A otimização dos processos de negócio e a adaptação da experiência de compra à vontade do consumidor são as principais tendências apuradas no estudo “A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?”, desenvolvido pela PHC Software, que dá a conhecer as “especificidades e necessidades tecnológicas” do setor do retalho.
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. “A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área. Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram”, sublinha Cláudia Raposo, diretora de operações (COO) da PHC Software.
Mais de 83% dos ‘players’ deste mercado opta por um software de gestão integrado com o ponto de venda, não só para fazer face às obrigações legais, mas também para responder à necessidade de automatização de processos e de uma gestão eficaz de stocks, segundo o estudo. A sincronização de dados entre lojas e sede é já feita em tempo real por 62% dos inquiridos, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock.
Apesar do estudo desenvolvido pela Gartner, que estima que em 2018 50% dos consumidores deverão utilizar os pagamentos por telemóvel em mercados maduros, o estudo desenvolvido pela PHC conclui que apenas 13% dos retalhistas considera vir a dar resposta a esta necessidade durante os próximos dois anos.
Os resultados deste estudo, que demonstram a aposta do setor na otimização, foram apresentados por ocasião do “Retail Day”, evento que decorreu nas instalações da Microsoft em Lisboa e contou com cerca de cem parceiros e clientes da PHC.