Concluída a integração da maior engarrafadora independente da Coca-Cola
Está oficialmente criada a maior empresa mundial de engarrafadores independentes da Coca-Cola. Anunciada no verão do ano passado, a junção da Iberian Partners, a Enterprises e a Erfischingsgetränke ficou concluída na última semana, dando origem à Coca-cola European Partners (CCEP)
Ana Catarina Monteiro
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Está oficialmente criada a maior empresa mundial de engarrafadores independentes da Coca-Cola. Anunciada no verão do ano passado, a junção da Iberian Partners, a Enterprises e a Erfischingsgetränke ficou concluída na última semana, dando origem à Coca-cola European Partners (CCEP).
A recém-criada Coca-Cola European Partners (CCEP) produz, distribui e comercializa uma vasta gama de bebidas não alcoólicas, sendo o “maior engarrafador independente da Coca-Cola do mundo com base no critério das receitas líquidas”. Surge da união das três engarrafadoras independentes da Coca-Cola na Europa (a Iberian Partners, engarrafadora de capital espanhol com sete unidades espanholas e uma portuguesa, a Erfischingsgetränke AG, filial alemã da The Coca-Cola Company e a Enterprises), que representam “vendas líquidas pro forma no valor de aproximadamente 11 mil milhões de euros em 2015 e um EBITDA de aproximadamente 1 800 milhões de euros”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.
As empresas que constituem a nova sociedade reúnem no total 50 unidades de embalamento e mais de 25 000 empregados. Juntas, dão origem à empresa “líder na Europa no setor de bens de consumo embalados”, servindo uma população de mais de 300 milhões de pessoas da Europa Ocidental, incluindo Alemanha, Andorra, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Portugal e Suécia.
A junção foi anunciada no verão do ano passado. Na altura, revelava-se que a Entreprises reuniria a maior participação na empresa (48%), enquanto a unidade ibérica deteria 34% e a filial alemã da ‘holding’ da Coca-Cola contaria com 18% da maior engarrafadora independente da marca.
Sol Daurella passou de presidente executiva da Coca-Cola Iberian Partners para presidente do Conselho de Administração da Coca-Cola European Partners, enquanto John F. Brock se torna o CEO (Chief Executive Officer) da maior engarrafadora da marca. “A nossa ambição é simples: criar um futuro de sucesso em conjunto com a The Coca-Cola Company. A Coca-Cola European Partners continuará a fabricar as bebidas adoradas por milhões de pessoas, oferecendo-lhes ainda mais opções de consumo”, explicou a presidente. “Com uma história conjunta na Europa de quase um século, as três empresas que hoje se integram sob uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo estão preparadas para se tornarem o melhor engarrafador do sistema Coca-Cola de todo o mundo”.
Com sede em Londres, Reino Unido, preve-se que as ações da European Partners comecem a ser negociadas com o ticker CCE em simultâneo nas bolsas de Nova Iorque, Londres e Amesterdão na próxima terça-feira, dia 31 de maio, às 14:30 horas. Em Espanha, a cotização deverá iniciar-se na quinta-feira, dia 2 de junho, às 11:00.
John F. Brock acredita que ”a Coca-Cola European Partners tem o portefolio, as relações com clientes, a inovação, flexibilidade, escala e rapidez necessárias para aproveitar esta oportunidade de crescimento”.