Corticeira Amorim investe €10 milhões para aperfeiçoar controlo de qualidade
A Corticeira Amorim investiu 10 milhões de euros ao longo de cinco anos num novo projeto de I&D (Investigação&Desenvolvimento) para a indústria de rolhas

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A Corticeira Amorim investiu 10 milhões de euros ao longo de cinco anos num novo projeto de I&D (Investigação&Desenvolvimento) para a indústria de rolhas.
A tecnologia chama-se NDTech e promete revolucionar o controlo de qualidade, “na medida em que introduz pela primeira vez uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça, baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo”.
“Tradicionalmente, cada análise de cromatografia gasosa demora cerca de 14 minutos. Com este desenvolvimento, a Corticeira Amorim conseguiu reduzir o tempo desta análise para cerca de 20 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial”, explica a empresa, acrescentando que, no entanto, o processo de controlo de qualidade continuará a integrar estas análises, feitas com base em amostragens estatisticamente relevantes e num total de 16 mil análises mensais”.
António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira, sublinha que a empresa tem vindo a consolidar-se como líder desta indústria. “Nos últimos cinco anos, as vendas de rolhas passaram de 3 mil milhões para um número recorde de 4,2 mil milhões em 2015”. Com NDTech, “tornamos melhor aquele que já é o melhor vedante para vinho”.
A tecnologia será inicialmente aplicada à gama de rolhas naturais premium, utilizadas por algumas das marcas de vinho mais importantes do mundo, incluindo as principais marcas nacionais.