Corticeira Amorim investe €10 milhões para aperfeiçoar controlo de qualidade
A Corticeira Amorim investiu 10 milhões de euros ao longo de cinco anos num novo projeto de I&D (Investigação&Desenvolvimento) para a indústria de rolhas

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Corticeira Amorim investiu 10 milhões de euros ao longo de cinco anos num novo projeto de I&D (Investigação&Desenvolvimento) para a indústria de rolhas.
A tecnologia chama-se NDTech e promete revolucionar o controlo de qualidade, “na medida em que introduz pela primeira vez uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça, baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo”.
“Tradicionalmente, cada análise de cromatografia gasosa demora cerca de 14 minutos. Com este desenvolvimento, a Corticeira Amorim conseguiu reduzir o tempo desta análise para cerca de 20 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial”, explica a empresa, acrescentando que, no entanto, o processo de controlo de qualidade continuará a integrar estas análises, feitas com base em amostragens estatisticamente relevantes e num total de 16 mil análises mensais”.
António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira, sublinha que a empresa tem vindo a consolidar-se como líder desta indústria. “Nos últimos cinco anos, as vendas de rolhas passaram de 3 mil milhões para um número recorde de 4,2 mil milhões em 2015”. Com NDTech, “tornamos melhor aquele que já é o melhor vedante para vinho”.
A tecnologia será inicialmente aplicada à gama de rolhas naturais premium, utilizadas por algumas das marcas de vinho mais importantes do mundo, incluindo as principais marcas nacionais.