Ikea Foundation doa €12.3 milhões para fazer face às alterações climáticas
“As alterações climáticas são um dos maiores desafios mundiais. Constituem uma ameaça ao direito das crianças, à sua segurança e ao seu futuro. O aquecimento global vai ter um impacto cada vez mais negativo no planeta e na vida das pessoas”, explica Jonatham Spampinato, diretor de planeamento estratégico e comunicação da Ikea Foundation

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A Ikea Foundation uniu-se à “We Mean Business” e à “Here Now” e doou 12.3 milhões de euros para serem investidos “em projetos que vão ajudar a criar um ciclo de prosperidade em algumas das comunidades mais pobres do mundo”, explica um comunicado da retalhista.
Com o objetivo de fazer face às alterações climáticas, a parceria foi anunciada a 22 de abril, quando os líderes do COP 21 se reuniam em Nova Iorque, EUA, para a assinar o acordo da Cimeira do Clima de Paris.
Do valor total doado, 9.6 milhões de euros serão aplicados no programa da “We Mean Business” e 3 milhões de euros vão contribuir para as campanhas da “Here Now”, iniciativas que pretendem ter um “impacto real positivo na vida das pessoas e no planeta”.
“As alterações climáticas são um dos maiores desafios mundiais. Constituem uma ameaça ao direito das crianças, à sua segurança e ao seu futuro. O aquecimento global vai ter um impacto cada vez mais negativo no planeta e na vida das pessoas”, explica Jonatham Spampinato, diretor de planeamento estratégico e comunicação da Ikea Foundation.
A “We Mean Business” junta empresas e investidores influentes de todo o mundo que defendem a transição para uma economia global com baixas emissões de carbono como a única forma de assegurar o desenvolvimento sustentável das sociedades no futuro.
Com o donativo da fundação da retalhista, a “Here Now” vai criar e implementar uma campanha que visa a redução das emissões de carbono e da poluição atmosférica na Índia, um programa para incentivar as pessoas a conseguirem alternativas mais sustentáveis das suas fontes energéticas no Reino Unido, entre outras iniciativas que promovem a utilização exclusiva de energias limpas no futuro.
A parceria com a We Mean Business e a Here Now enquadra-se no compromisso da IKEA Foundation para combater as alterações climáticas, anunciado em junho de 2015. Neste âmbito, até 2020, serão investidos 400 milhões de euros para apoiar as famílias e comunidades que sofrem um maior impacto com as alterações climáticas, providenciando casas, escolas e negócios com recursos energéticos renováveis e mais sustentáveis.