70% das frutas e legumes do Lidl Portugal são compradas localmente
O Lidl Portugal regista um crescimento de 18% na oferta da categoria de Frutas & Legumes em 2015 face ao ano anterior. A cadeia garante que este resultado se deve ao sistema exclusivo de distribuição, assim como à parceria com produtores locais e à aposta na fruta da época

Ana Catarina Monteiro
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
O Lidl Portugal regista um crescimento de 18% na oferta da categoria de Frutas & Legumes em 2015 face ao ano anterior. A cadeia garante que este resultado se deve ao sistema exclusivo de distribuição, assim como à parceria com produtores locais e à aposta na fruta da época.
Cada loja Lidl em Portugal conta com o apoio de um gestor de frescos, cuja função é garantir a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade. Além disso, o funcionamento do sistema de distribuição de frutas e legumes da distribuidora fez com que no último ano crescesse 18% na categoria de Frutas e Legumes, face a 2014. Segundo a cadeia, esta otimização é fruto do seu sistema exclusivo “assente em cinco princípios base”.
Às 241 lojas nacionais chegaram diariamente frutas e legumes, cuja distribuição “procura reduzir ao máximo o tempo desde a apanha até à casa do cliente”, garante a cadeia. A sua politica de compras levou a que, atualmente, “cerca de 70% da oferta disponível de frutas e legumes seja comprada localmente”, assim como a “aposta em fruta e legumes da época, para que se comercializam os produtos na altura do ano em que devem ser consumidos”. O recurso a produtores locais, permite diminuir o prazo de entrega, “fazendo com que vários produtos demorem menos de 24 horas a chegarem á loja após colhidos no campo”.
Além disso, a relação com os parceiros comerciais faz chegar “várias inovações” às lojas, como por exemplo as linhas de produtos específicas como a da Maçã de Alcobaça e a Pera Rocha em formato mini para os mais novos. Por outro lado, permite à cadeia apoiar a exportação, como acontece com a Pera Rocha do Oeste para a Alemanha. Em menos de dois anos de parceria com a Portugal Fresh, a retalhista “viu o volume de exportação duplicar (2 500 toneladas no primeiro ano e 5 000 toneladas no segundo), atingindo-se as 7 5 mil toneladas. Este volume equivale a 54 milhões de unidades de pera rocha, e faz com que chegue, em média, uma pera rocha a cada lar alemão (40 milhões de lares em 2014).
Um outro princípio base na gestão da categoria é “o destaque de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), que “garante qualidade e promove o desenvolvimento local”. O Lidl é a cadeia de distribuição em Portugal que mais Maçã de Alcobaça embalada comprou e vendeu no decorrer da campanha de comercialização 2014/2015 pelo quinto ano consecutivo, de acordo com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA). Na campanha deste ano alcançou 2,5 milhões de quilos de Maçã de Alcobaça, o equivalente a 20 milhões de maçãs, quase o dobro das vendas da campanha anterior.
Por fim, a retalhista aponta para o “rigoroso controlo de qualidade”, que “vai além do exigido por lei” e que “garante qualidade e segurança alimentar”. Os fornecedores do Lidl Portugal cumprem critérios de certificação como é o caso do “Global G.A.P., que assegura produção segura e sustentável”.