70% das frutas e legumes do Lidl Portugal são compradas localmente
O Lidl Portugal regista um crescimento de 18% na oferta da categoria de Frutas & Legumes em 2015 face ao ano anterior. A cadeia garante que este resultado se deve ao sistema exclusivo de distribuição, assim como à parceria com produtores locais e à aposta na fruta da época
Ana Catarina Monteiro
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O Lidl Portugal regista um crescimento de 18% na oferta da categoria de Frutas & Legumes em 2015 face ao ano anterior. A cadeia garante que este resultado se deve ao sistema exclusivo de distribuição, assim como à parceria com produtores locais e à aposta na fruta da época.
Cada loja Lidl em Portugal conta com o apoio de um gestor de frescos, cuja função é garantir a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade. Além disso, o funcionamento do sistema de distribuição de frutas e legumes da distribuidora fez com que no último ano crescesse 18% na categoria de Frutas e Legumes, face a 2014. Segundo a cadeia, esta otimização é fruto do seu sistema exclusivo “assente em cinco princípios base”.
Às 241 lojas nacionais chegaram diariamente frutas e legumes, cuja distribuição “procura reduzir ao máximo o tempo desde a apanha até à casa do cliente”, garante a cadeia. A sua politica de compras levou a que, atualmente, “cerca de 70% da oferta disponível de frutas e legumes seja comprada localmente”, assim como a “aposta em fruta e legumes da época, para que se comercializam os produtos na altura do ano em que devem ser consumidos”. O recurso a produtores locais, permite diminuir o prazo de entrega, “fazendo com que vários produtos demorem menos de 24 horas a chegarem á loja após colhidos no campo”.
Além disso, a relação com os parceiros comerciais faz chegar “várias inovações” às lojas, como por exemplo as linhas de produtos específicas como a da Maçã de Alcobaça e a Pera Rocha em formato mini para os mais novos. Por outro lado, permite à cadeia apoiar a exportação, como acontece com a Pera Rocha do Oeste para a Alemanha. Em menos de dois anos de parceria com a Portugal Fresh, a retalhista “viu o volume de exportação duplicar (2 500 toneladas no primeiro ano e 5 000 toneladas no segundo), atingindo-se as 7 5 mil toneladas. Este volume equivale a 54 milhões de unidades de pera rocha, e faz com que chegue, em média, uma pera rocha a cada lar alemão (40 milhões de lares em 2014).
Um outro princípio base na gestão da categoria é “o destaque de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), que “garante qualidade e promove o desenvolvimento local”. O Lidl é a cadeia de distribuição em Portugal que mais Maçã de Alcobaça embalada comprou e vendeu no decorrer da campanha de comercialização 2014/2015 pelo quinto ano consecutivo, de acordo com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA). Na campanha deste ano alcançou 2,5 milhões de quilos de Maçã de Alcobaça, o equivalente a 20 milhões de maçãs, quase o dobro das vendas da campanha anterior.
Por fim, a retalhista aponta para o “rigoroso controlo de qualidade”, que “vai além do exigido por lei” e que “garante qualidade e segurança alimentar”. Os fornecedores do Lidl Portugal cumprem critérios de certificação como é o caso do “Global G.A.P., que assegura produção segura e sustentável”.