Linde apresenta dois novos modelos para gama de robotizados MATIC
A Linde Material Handling prepara-se para lançar dois novos modelos dentro da sua gama de equipamentos robotizados MATIC: um porta-paletes e um stacker contrapesado. A empresa pretende oferecer, “a médio prazo, uma versão robotizada para cada uma das suas séries de produtos principais”

Ana Catarina Monteiro
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Linde Material Handling prepara-se para lançar dois novos modelos dentro da sua gama de equipamentos robotizados MATIC: um porta-paletes e um stacker contrapesado. A empresa pretende oferecer, “a médio prazo, uma versão robotizada para cada uma das suas séries de produtos principais”.
Os dois novos modelos robotizados anunciados pela Linde, vêm juntar-se aos dois lançados no ano passado (o stacker Linde L-MATIC e o trator Linde P-MATIC). Os novos produtos têm como base os equipamentos ‘standard’ da fornecedora e atendem a várias tarefas no armazém.
O novo porta-paletes T-MATIC “dispõe de garfos de grande comprimento para transportar duas paletes ao mesmo tempo e uma capacidade de carga de três toneladas”. Por seu lado, o stacker contrapesado L-MATIC AC “permite o transporte de contentores de carga fechados e está desenhado para a recolha de cargas em estações de recolha e entrega, não acessíveis com os braços de carga. Igualmente, pode suportar cargas de até 1,2 toneladas”, dá conta em comunicado a empresa de equipamentos de carga.
Os equipamentos da série MATIC podem circular de forma autónoma pelo armazém sem nenhum tipo de infraestrutura adicional, detetando obstáculos em tempo real e, por outro lado, modificam-se e ajustam-se de forma flexível às novas disposições do armazém, refere. As rotas e acessos da área traçada num mapa podem modificar-se “de forma fácil e rápida”.
Em combinação com módulos LAN sem fios (denominados COMBOXes), o software de supervisão destes equipamentos garante a conexão com os diferentes elementos existentes, como transportadores de rolos, cintas transportadoras, máquinas retráteise portas automáticas. Por último, recebe ordens de sistemas corporativos ERP ou de gestão de armazém (WMS) e transforma-as em ordens de transporte.
“Estes veículos cobrem distâncias que se podem ampliar até várias centenas de metros e deslocam mercadorias entre os armazéns e a área de fabrico para garantir a retirada e o fornecimento de produção”.
Sem revelar quandos os novos equipamentos estarão disponíveis, a Linde explica que tem como objetivo apresentar “a médio prazo uma versão robotizada para cada uma das suas séries de produtos principais”.