As notícias que marcaram a semana na distribuição
Fique a par das notícias que marcaram os negócios da Distribuição na semana que está agora a terminar
Ana Catarina Monteiro
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Fique a par das notícias que marcaram a Distribuição na semana que está agora a terminar
NACIONAL
Hush Pupies renova segunda loja em Portugal
A marca americana de calçado reabriu a loja no CascaiShopping renovada.
Nescafé Dolce Gusto traz experiência de beber café para fora do lar
A Nescafé Dolce Gusto abriu a primeira ‘coffee shop’, um projeto-piloto a nível mundial que marca a sua estreia no coração da capital do País.
Atlantic lança guia para ler informação energética dos equipamentos
A Atlantic lançou um novo guia prático e gratuito para profissionais, no qual será possível consultar todas as informações necessárias sobre a nova Diretiva Ecodesign (ERP) e rotulagem energética (ELD), em vigor deste o final de setembro de 2015 para todos os países da União Europeia.
Covirán atinge em Portugal vendas de €101 milhões no ano transato
A rede de supermercados da cooperativa Covirán alcançou em 2015 vendas de 1 114 milhões de euros em Espanha e 101 milhões em Portugal.
Vinho do Porto pesa 40% nas exportações nacionais de setor vitivinícola
Em 2015, as importações de vinho mantiveram-se nos 126 milhões de euros, o que resulta num “superavit” comercial do setor nacional superior a 600 milhões.
Repsol e El Corte Inglés dão novos descontos recíprocos
Empresas alargaram parceria a uma nova edição da campanha que permite oferecer aos clientes de ambas descontos recíprocos.
Jumbo lança site para dar conta de oferta associada ao cartão de fidelização
O Jumbo acaba de lançar um site onde os aderentes ao cartão de fidelização podem consultar todas as informações e ofertas em vigor.
Sport Zone assinala “mês do Fitness” em abril
“O mês dedicado ao Fitness & Wellness” é assinalado com uma nova campanha promocional, já a decorrer nas lojas da insígnia de desporto.
MLGTS assegura venda e arrendamento de 4 ativos de retalho da Sonae MC
A sociedade de advogados assessorou a divisão de retalho alimentar do grupo Sonae na venda e posterior arrendameno de quatro ativos.
Irlandesa Primark abre 9ª loja em Portugal no Almada Forum
A nona loja da marca irlandesa de vestuário veio criar 212 postos de trabalho em Almada, na margem sul do rio Tejo.
Perfil do turista português: viaja 3,5 dias e gasta 100€ por noite
Um estudo global feito com base em quatro milhões de pesquisas diárias no comparador de preços de estadias para turistas Trivago revela que os portugueses viajam sobretudo “internamente” com um gasto médio por noite de 99,5 euros.
Dolce Vita Douro reforça acessos e oferta de moda
O Dolce Vita Douro, em Trás-os-Montes, está agora mais acessível com a abertura do Túnel do Marão. Foram encurtadas as distâncias entre os principais centros urbanos, desde o Porto até Espanha.
Centro Freeport contrata José Igreja para potenciar segmento turístico
O profissional vem reforçar a aposta estratégica do centro de Alcochete no segmento de Turismo de Shopping.
Sonae promove programa de integração de jovens há 30 anos
Empresas Sonae lançaram mais um edição do programa de captação de talento jovem para as suas atividades.
Nespresso escolhe shopping para inaugurar 14ª. “Boutique Pop Up”
A Nespresso inaugurou uma “Boutique Pop Up” no ViaCatarina Shopping, no centro da cidade do Porto, para reforçar a sua presença no norte do País.
Zippy mostra tendências de moda em desfile para crianças
A primeira edição de um evento que prevê ter uma periodicidade bianual realiza-se em Lisboa, no LX Factory (Armazém L e XL), nos dias 9 e 10 de abril.
Animate entra em gasolineiras com lavandarias automáticas
A empresa que opera a maior rede de lavandarias automáticas em Portugal, instalou esta semana em Ourique a primeira unidade de lavandaria automática num posto de combustível.
Central de Cervejas e Bebidas e XPO Logistics renovam parceria até 2018
A XPO Logistics vai continuar a ser, até finais de 2018, responsável por fazer chegar os produtos da Central de Cervejas e Bebidas aos pontos de venda do país. Tarefa que assume desde 2006.
Há menos consumidores a conseguirem poupar no final do mês
Apenas 4% dos consumidores portugueses afirma poupar todos os mensal. O valor reduziu para metade comparado com o ano passado (8%) e caiu 26% com o valor de há dois anos.
Makro reforça serviço “delivery” com viaturas mais “eficientes e ecológicas”
A Makro reforçou a parceria com a Transportadora TFS (Transportes Florêncio & Silva) para reforçar o serviço “delivery”.
Marca de queijo Milkana chega a Portugal
A marca de queijo do grupo Savencia Fromage & Dairy, acaba de chegar a Portugal com três intensidades de sabor nos formatos de fatiados e para barrar.
Samsonite lança ‘outlet’ online
A marca de malas de viagem Samsonite criou um ‘outlet’ online para escoar os produtos, com preços mais baixos, “descontinuados nas lojas”.
Lojas de motas do Grupo Piaggio em Portugal assumem marca Moto Spazio
A distribuidora das motas em Portugal, Conceição Machado, criou a marca Moto Spazio para unificar os pontos de venda monomarca.
INTERNACIONAL
Estudo. “Canal online não trava expansão física do retalho”
Um total de 83% das marcas admite que os seus planos de expansão das lojas não serão afetados pelo crescimento do comércio online em 2016.
Carrefour abre sexta loja de conveniência “Bio”. Cadeia prevê chegar às dez este ano
O formato de conveniência Bio da retalhista francesa Carrefour está a expandir em Paris. Além de vender apenas produtos biológicos, incluindo a marca própria da cadeia, integra elementos que mostram responsabilidade ambiental como uso de sacos de papel.
Grupo Metro separa negócio alimentar do não alimentar
O Grupo que em Portugal detém a cadeia Makro dividiu-se em duas empresas: uma focada no canal não alimentar (produtos eletrónicos) e outra para alimentar e ‘wholesale’.
Alibaba afirma-se “maior retalhista do mundo” ultrapassando Walmart
Num documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission – SEC) o grupo chinês anunciou ser o novo “maior retalhista do mundo”, dado o volume de negócios obtido na China. O que quer dizer que ultrapassou a Walmart, que já apresentou os seus resultados do último ano fiscal. A Alibaba ainda não revelou resultados.
Mais de metade de empresas estão a adoptar economia circular
90% dos executivos da área de sustentabilidade empresarial diz que “a economia circular assumirá um papel ainda mais preponderante nos seus negócios daqui a dois anos”, de acordo com o estudo online The Growth of Circular Economy.
Consumidores da Europa querem proibir fronteiras no comércio online
A Organização Europeia dos Consumidores (BEUC), do qual a Deco é membro, alertou para a necessidade de Bruxelas produzir regulamentação que proíba barreiras geográficas ao comércio eletrónico na União Europeia, penalizadoras de países periféricos como Portugal.