Vinho do Porto pesa 40% nas exportações nacionais de setor vitivinícola
O estudo sobre o setor do vinho publicado pela Informa D&B revela que os produtores vitivinícolas portugueses alcançaram um total de 737 milhões de euros em vendas para o exterior do país em 2015, mais 2% face a 2014 e um aumento superior a 25% em relação ao valor contabilizado em 2009. O Vinho do Porto é o principal responsável pela valorização das exportações
Ana Catarina Monteiro
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor
Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal
Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
O estudo sobre o setor do vinho publicado pela Informa D&B revela que os produtores vitivinícolas portugueses alcançaram um total de 737 milhões de euros em vendas para o exterior do país em 2015, mais 2% face a 2014 e um aumento superior a 25% em relação ao valor contabilizado em 2009. O Vinho do Porto é o principal responsável pela valorização das exportações.
Em 2015, as importações de vinho mantiveram-se nos 126 milhões de euros, o que resulta num “superavit” comercial do setor nacional superior a 600 milhões. Cerca de 65% das exportações totais em valor correspondem a vinhos com denominação de origem, destacando-se o vinho do Porto, com uma participação superior a 40% sobre o total exportado.
Os países da União Europeia são o destino de cerca de 55% dos vinhos portugueses que saem do país, com a França e o Reino Unido à frente da lista de países importadores. Em relação ao volume de produção, a campanha de 2014-2015 situou-se nos 6,2 milhões de hectolitros, 0,6% menos do que na campanha anterior. Para a colheita de 2015-2016, a empresa de estudos de mercado estima um crescimento de 8,2% face à última, dando origem a 6,7 milhões de hectolitros.
No final de 2014, o setor contava com 1 070 empresas a operar em território nacional. O volume de emprego setorial aumentou ligeiramente entre 2012 e 2014, passando de 8573 para 8827 trabalhadores. Os operadores de pequena dimensão “predominam”, com o número médio de colaboradores por empresa a situar-se abaixo dos dez trabalhadores. Só 25 empresas empregam mais de 50 trabalhadores.