L’Oréal ingressa pela sétima vez lista de “Empresas Mais Éticas do Mundo”
A L’Oréal foi reconhecida este ano, pela sétima vez, como “uma das empresas mais éticas do mundo” (World’s Most Ethical Company 2016). A distinção foi atribuída pelo Instituto Etisphere, que opera globalmente na definição e evolução dos padrões de ética das práticas negociais.
Ana Catarina Monteiro
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A L’Oréal foi reconhecida este ano, pela sétima vez, como “uma das empresas mais éticas do mundo” (World’s Most Ethical Company 2016). A distinção foi atribuída pelo Instituto Etisphere, que opera globalmente na definição e evolução dos padrões de ética das práticas negociais.
A empresa de cosmética fundada na capital francesa volta a integrar a lista das “Empresas Mais Éticas do Mundo de 2016”, que reconhece as organizações que alinham os princípios com a ação e moldam os padrões futuros da indústria através da introdução de práticas inovadoras.
A avaliação World’s Most Ethical Company tem por base o enquadramento do Ethics Quotient (EQ) do Instituto Etisphere, desenvolvido após anos de investigação e aprovado por conselhos de especialistas. O EQ proporciona um modo quantitativo de avaliar o desempenho de uma empresa de modo padronizado. A informação recolhida proporciona uma amostra abrangente de critérios definitivos das competências centrais em detrimento de todos os aspetos da governação empresarial, do risco, da sustentabilidade, da conformidade e da ética.
Os resultados são gerados em cinco categorias centrais: ética e programa de conformidade (35%), cidadania e responsabilidade empresariais (20%), cultura de ética (20%), governação (15%) e liderança, inovação e reputação (10%) e são entregues a todas as empresas que participam no processo.
“As empresas confiam no Etisphere Institute para, de modo contínuo, elevar e medir os padrões do comportamento empresarial. Aqueles que demonstram liderança em áreas como a cidadania, a integridade e a transparência criam mais valor para os seus investidores, comunidades, clientes e colaboradores, solidificando, assim, uma vantagem competitiva sustentável”, explica Timothy Erblich, diretor executivo do Etisphere.
A L’Oréal foi “uma das primeiras empresas em França” a estabelecer um Código de Ética, em 2000, e a designar um diretor de ética em 2007. Além disso, organiza um Dia da Ética anual, em que colaboradores de todo o mundo podem conversar online com o presidente e diretor executivo da L’Oréal, papel desempenhado atualmente por Jean-Paul Agon, e com o diretor geral de cada país sobre ética.
A lista engloba ainda empresas “éticas” como a Dell, a Visa, a UPS, a 3M, a CBRE, a Accenture, EDP, a Ford, a Henkel, a Cisco, o Linkedin, a Microsoft, a JLL, a Starbucks, Intel, MarterCard, Ricoh, Scneider, entre outras.