Vendas globais do grupo Dia aceleram 14% em 2015
O grupo espanhol de distribuição Dia, que opera em cinco países – Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e China – registou em 2015 vendas brutas de 10.547 milhões de euros, mais 14% em relação a 2014

Rita Gonçalves
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O grupo espanhol de distribuição Dia, que opera em cinco países – Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e China – registou em 2015 vendas globais brutas de 10.547 milhões de euros, mais 14% em relação a 2014.
O resultado é atribuído “à integração das últimas aquisições [os supermercados Eroski e El Árbol em Espanha] e à forte posição da empresa nos vários mercados onde opera”, revela Ricardo Currás, conselheiro delegado do grupo Dia.
No mercado ibérico, as vendas brutas sob insígnia aumentaram 10,5% para os 6.738 milhões de euros enquanto nos países emergentes (Argentina, Brasil e China) as vendas registaram os 3.808 milhões de euros, mais 20% em moeda local.
“Este ano que passou, conseguimos gerir com êxito a integração das aquisições, o que veio reforçar o modelo comercial para os clientes no mercado ibérico e acelerar as aberturas nos mercados emergentes, ao mesmo tempo que fomos capazes de continuar a rentabilizar a expansão da nossa proposta comercial. Apesar dos diferentes cenários económicos acreditamos no potencial de crescimento e no desempenho das nossas unidades de negócio para 2016”, sublinha Ricardo Currás.
O grupo fechou o ano de 2015 com um total de 7.718 lojas, 412 mais que no ano anterior.
O resultado liquido ajustado alcançou, no fecho do ano, os 254 milhões de euros, menos 3,8% que em 2014 “devido ao impacto da integração das aquisições”. O Conselho de Administração vai propor à Junta Geral de Acionistas a distribuição de um dividendo de 0,20 euros brutos por ação, mais 11,1% do que em 2104, o que representa um ‘pay-out’ de 49% do lucro liquido ajustado.