Sonae SR fatura €1.294 milhões em 2015, mais 0,4%
A divisão de retalho especializado da Sonae alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A divisão de retalho especializado da Sonae (Sonae SR) alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014.
“A insígnia Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 p.p. (pontos percentuais) em Portugal, registando um crescimento de 3,4% em vendas no quarto trimestre do ano passado, numa base comparável”, esclarece o comunicado da Sonae que dá conta dos resultados preliminares de 2015.
Também fora de portas, as insígnias de retalho não alimentar registaram um volume de negócios consolidado de 5,1% face a 2014 para €378 milhões de euros, resultado da “evolução positiva dos negócios de eletrónica e desporto em Espanha”. Na eletrónica, o negócio tem “beneficiado não só do contexto de mercado, mas também, e especialmente, da otimização do portefólio de lojas, aliada à expansão do novo conceito de loja, suportado pelo omnicanal”. No negócio de desporto, por sua vez, as vendas subiram 5,2% no universo comparável de lojas.
“A implementação do omnicanal na Worten tem revelado resultados muito positivos, com um sistema completamente integrado que converte as vendas online em vendas offline, e vice-versa”.
No ano passado, a Sonae SR adquiriu a Losan, em novembro de 2015, empresa especializada em ‘wholesale’ de vestuário de criança com uma “forte presença internacional e competências chave na cadeia de valor do têxtil”.
Leia também Retalho alimentar da Sonae cresce 0,8% para €3.490 milhões em 2015
“Num ano particularmente desafiante, na Sonae SR consolidámos as nossas posições de liderança e prosseguimos com a internacionalização das nossas marcas. Em Portugal, o negócio de eletrónica reforçou a liderança de mercado e melhorou o volume de negócios no último trimestre do ano. Em Espanha, conseguimos aumentar o volume de negócios, fruto do sucesso dos novos formatos de loja. Em particular, a recente restruturação da loja da Worten em Sant Antoni, Barcelona, um exemplo de um bem-sucedido novo conceito de loja”, comenta Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.
O volume global das unidades de retalho alcançou um crescimento de 0,7% para 4.850 milhões de euros.
“Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso de novos conceitos de loja, na aposta no omnicanal e na crescente internacionalização das insígnias”.