Como se comportam as microempresas nacionais quanto a pagamentos eletrónicos?
O comércio é o setor de atividade que regista uma maior penetração de pagamentos com cartão, revela a MasterCard Portugal, de acordo com as conclusões do “Barómetro Cartões Microempresas 2015”, que a empresa apresentou no passado dia 12 de janeiro em Lisboa
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Ana Catarina Monteiro
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O comércio é o setor de atividade que regista uma maior penetração de pagamentos com cartão, revela a MasterCard Portugal, de acordo com as conclusões do “Barómetro Cartões Microempresas 2015”, que a empresa apresentou no passado dia 12 de janeiro em Lisboa.
Cerca de 53,7% das microempresas em Portugal aceita pagamentos com cartão contra 46,3% que não aceita, de acordo com o estudo conduzido pela MasterCard, junto das microempresas em Portugal, com o objetivo conhecer o comportamento deste segmento empresarial em relação aos pagamentos eletrónicos.
A taxa de aceitação de pagamentos com cartão é mais elevada no centro e no norte do País, com 58,1% e 57,9%, respetivamente, sendo que em Lisboa esta percentagem desce para 48,2%.
O estudo foi realizado pela consultora Inmark junto de Empresas Individuais e Sociedades, com contabilidade organizada, que faturaram em 2014 até um milhão de euros e que estão localizadas em Portugal continental. De acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) relativos a 2012, o universo é de cerca de 360 mil empresas em Portugal Continental. O trabalho de campo foi realizado pela consultora em junho de 2015 a partir de uma amostra de 400 entrevistas.
Em relação aos 46,3% de microempresas que não aceitam pagamentos eletrónicos, o motivo prende-se essencialmente com o setor de atividade onde atuam. Entre os que justificam a não aceitação de pagamentos por cartão, as razões mais apontadas são: “não ser solicitado pelos clientes” e “custos de gestão”.
Por outro lado, no que diz respeito à importância para o negócio em aceitar cartões, cerca de 70% aponta para o “cliente como centro da decisão”: comodidade (41,6%), bom serviço (24,5%), solicitado pelos clientes (19,9%) e mais rápido (14,8%). Já 46% das respostas estão focalizadas no negócio: facilita as vendas (25%), é mais seguro (14,3%), fideliza os clientes (12,9%).
Ainda no universo dos 53,7% das microempresas que aceitam pagamentos eletrónicos, a totalidade disponibiliza TPA (Terminais de Pagamento Automático). Destas, 91,1% tem TPA físico e 17,3% tem TPA virtual. O TPA físico lidera no comércio com 88,9%, sendo que o virtual tem uma expressão mais significativa junto dos profissionais liberais com cerca de 21,4%.
Do total de microempresas com TPA disponível, 35% disponibiliza já pagamentos ‘contactless’, sendo o índice de uso de 31%, ou seja, 11% de todas as microempresas que aceitam cartões.
“A tendência que verificamos é não só um crescimento acentuado nos pagamentos eletrónicos concretizados online como também nos pagamentos móveis. Esta tendência tem ganho forma com a disponibilização de novas soluções de pagamento como é o exemplo dos pagamentos contactless e dos pagamentos efetuados através de outros dispositivos móveis. Atualmente, a MasterCard Contactless é aceite em mais de três milhões de comerciantes em mais de 68 países em todo o mundo”, explica Paulo Raposo, country manager da MasterCard em Portugal.
Comparando o montante gasto nas várias formas de pagamento utilizadas, o estudo conclui que o valor das compras pago com cartão é em média superior em 29,7% do que com dinheiro. No entanto, na generalidade há mais pagamentos a serem realizados com dinheiro do que com cartões (52,4% vs 47,6%).