Ikea investe €4milhões em energia solar para lojas portuguesas
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera.
O projeto de potência energética em coberturas do grupo sueco de mobiliário e decoração representa um investimento de mais de quatro milhões de euros em Portugal.
A iniciativa vai permitir que quase toda a energia produzida pelos painéis solares (98%) possa ser utilizada nas lojas, o que representa 26% do total da energia consumida nos três pontos de venda da marca no País.
“Este é um projeto de autoconsumo energético pioneiro em Portugal, que estará concluído na primavera de 2016″, avança Christiane Thomas, retail manager da IKEA Portugal. “No total, a instalação solar fotovoltaica nas lojas vai evitar emissões anuais de 1 250 toneladas de CO2, o equivalente a fornecer energia elétrica a 1 162 habitações”.
Levada a cabo pela empresa IKAROS-HEMERA, a instalação solar fotovoltaica enquadra-se no objetivo estabelecido pela empresa sueca, que passa por até 2020 ser autossuficiente a nível energético, conseguindo produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global.
O investimento em Portugal insere-se no compromisso dos 1,5 mil milhões de euros, assumido pelo grupo e pela Ikea Foundation, em energia sustentável e apoio às comunidades mais afetadas pelas alterações climáticas.