Ikea investe €4milhões em energia solar para lojas portuguesas
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera
Ana Catarina Monteiro
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera.
O projeto de potência energética em coberturas do grupo sueco de mobiliário e decoração representa um investimento de mais de quatro milhões de euros em Portugal.
A iniciativa vai permitir que quase toda a energia produzida pelos painéis solares (98%) possa ser utilizada nas lojas, o que representa 26% do total da energia consumida nos três pontos de venda da marca no País.
“Este é um projeto de autoconsumo energético pioneiro em Portugal, que estará concluído na primavera de 2016″, avança Christiane Thomas, retail manager da IKEA Portugal. “No total, a instalação solar fotovoltaica nas lojas vai evitar emissões anuais de 1 250 toneladas de CO2, o equivalente a fornecer energia elétrica a 1 162 habitações”.
Levada a cabo pela empresa IKAROS-HEMERA, a instalação solar fotovoltaica enquadra-se no objetivo estabelecido pela empresa sueca, que passa por até 2020 ser autossuficiente a nível energético, conseguindo produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global.
O investimento em Portugal insere-se no compromisso dos 1,5 mil milhões de euros, assumido pelo grupo e pela Ikea Foundation, em energia sustentável e apoio às comunidades mais afetadas pelas alterações climáticas.