Coca-Cola apresenta robot empilhador que revoluciona logística em fábrica e armazém
A Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), o projeto europeu Pan-Robots, através do qual desenvolveu um veículo inteligente que promete uma revolução na logística de fábricas e armazéns

Rita Gonçalves
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
A Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), as conclusões e encerramento do projeto europeu Pan-Robots (Plug and Navigate Robots), através do qual desenvolveu um veículo inteligente que representará uma revolução na logística de fábricas e armazéns.
O objetivo deste projeto é desenvolver, demonstrar e validar um sistema de automatização genérico para a logística em fábricas modernas baseado em LGV (veículos laser guiados) avançados.
“O Pan Robots traz uma importante melhoria para a segurança e produtividade. Por um lado, inclui novos sensores que permitem detetar as pessoas e elimina qualquer ponto cego. E por outro, integra melhorias tecnológicas que fazem com que os veículos se movam com maior flexibilidade, liberdade e velocidade”, esclarece um comunicado da empresa.
O consórcio do PAN-Robots propõe “uma nova geração de LGV flexíveis, rentáveis, seguros e sustentáveis, em combinação com sistemas de infraestruturas avançadas, que poderão transportar material e produtos em fábricas, baseando-se na planificação autónoma na rota e na navegação, de forma a permitir uma grande flexibilidade”.
O projeto, que contou com o impulso e a participação da União Europeia, teve uma duração de três anos e um investimento de 5 milhões de euros. No Pan-Robots participaram os seguintes partners europeus dos setores industrial, tecnológico, inovação e investigação: Sick AG (Alemanha), Elettric 80 (Itália), Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Teknologian Tutkimuskeskus VTT (Finlândia), Technical University of Cluj-Napoca (Roménia) e Coca-Cola Iberian Partners (Espanha).