Portugueses preferem ver montras a pesquisar online antes de comprar
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014.
O resultados do estudo do Observador Celetem, sobre as intenções de compra dos portugueses neste Natal, mostram que cerca de 20% dos portugueses diz pesquisar informação na internet, em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, uma percentagem superior à de 2014 (10%).
Assim, verifica-se que a percentagem de consumidores a procurar informação na internet em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, duplicou face a 2014. Os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que mais vêm a Internet como principal fonte de informação para compra (36%). Para os mais velhos, entre os 55 e os 65 anos de idade, a pesquisa na Internet é nula.
Já percentagem de portugueses que privilegiam as montras e as lojas diminuiu ligeiramente, tendo passado dos 75% para os atuais 67%. A análise indica ainda que ver lojas e montras agrada mais às mulheres (72%) do que aos homens (62%). Já a pesquisa da Internet em primeiro lugar é algo que conquista mais consumidores do sexo masculino do que feminino, embora a diferença seja mínima (21% vs 19%).
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.