Portugueses preferem ver montras a pesquisar online antes de comprar
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014.
O resultados do estudo do Observador Celetem, sobre as intenções de compra dos portugueses neste Natal, mostram que cerca de 20% dos portugueses diz pesquisar informação na internet, em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, uma percentagem superior à de 2014 (10%).
Assim, verifica-se que a percentagem de consumidores a procurar informação na internet em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, duplicou face a 2014. Os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que mais vêm a Internet como principal fonte de informação para compra (36%). Para os mais velhos, entre os 55 e os 65 anos de idade, a pesquisa na Internet é nula.
Já percentagem de portugueses que privilegiam as montras e as lojas diminuiu ligeiramente, tendo passado dos 75% para os atuais 67%. A análise indica ainda que ver lojas e montras agrada mais às mulheres (72%) do que aos homens (62%). Já a pesquisa da Internet em primeiro lugar é algo que conquista mais consumidores do sexo masculino do que feminino, embora a diferença seja mínima (21% vs 19%).
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.