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Ferramenta de marketing ‘Shelf Smart’ potencia impacto de embalagem nas vendas em loja
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear para impulsionar as vendas
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Ana Catarina Monteiro
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A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear e aumentando as vendas.
Seis meses após o lançamento da solução ‘Shelf Smart’, a empresa conclui que a ferramenta de marketing pode ajudar a aumentar em mais de 10% a visibilidade e a perceção das marcas, além de incrementar as vendas de bens de grande consumo em 8%, segundo o estudo da própria produtora europeia de embalagens de papel.
O serviço determina qual o posicionamento e ‘design’ das embalagem que confere mais visibilidade aos produtos nos lineares, uma vez que, no ponto de venda “são tomadas 82% das decisões de compra, num período médio de quatro segundos”, explica em comunicado a empresa.
Num processo de seis passos, que demora entre seis a oito semanas a desenvolver, a produtora garante às marcas uma solução de embalagem otimizada, concebendo todo o trabalho que vai desde a definição do problema até à solução comprovada.
A equipa de inovação da Smurfit Kappa, dirigida a partir do seu Centro de Experiência Global, em Amesterdão, é a unidade responsável pela investigação do comportamento do consumidor. Além disso, a ferramenta de marketing incorpora a solução ‘Shelf Viewer’, que compara o posicionamento e a capacidade de comercialização de até 40 000 produtos e colocações, permitindo o desenvolvimento de soluções de embalagens personalizadas que se adaptem aos desafios de cada produto.
A ‘Shelf Smart’ utiliza também um visualizador 3D para testar o impacto das embalagens num ambiente virtual, antes de testar junto dos compradores reais, para o que utiliza ferramentas de rastreio online desenvolvidas em colaboração com o parceiro tecnológico da empresa, o EyeSee.
“Mais de 50 testes, realizados em 11 categorias de produto e em seis países diferentes, analisaram os comportamentos de mais de dez mil compradores, demonstrando que este serviço pode ajudar a obter um aumento superior a 10% da visibilidade e perceção da marca”, indica a empresa, com base no estudo “Marketing on the shelf – Exactly how in control are you?”.