Empty supermarket aisle,motion blur
Ferramenta de marketing ‘Shelf Smart’ potencia impacto de embalagem nas vendas em loja
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear para impulsionar as vendas
Ana Catarina Monteiro
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear e aumentando as vendas.
Seis meses após o lançamento da solução ‘Shelf Smart’, a empresa conclui que a ferramenta de marketing pode ajudar a aumentar em mais de 10% a visibilidade e a perceção das marcas, além de incrementar as vendas de bens de grande consumo em 8%, segundo o estudo da própria produtora europeia de embalagens de papel.
O serviço determina qual o posicionamento e ‘design’ das embalagem que confere mais visibilidade aos produtos nos lineares, uma vez que, no ponto de venda “são tomadas 82% das decisões de compra, num período médio de quatro segundos”, explica em comunicado a empresa.
Num processo de seis passos, que demora entre seis a oito semanas a desenvolver, a produtora garante às marcas uma solução de embalagem otimizada, concebendo todo o trabalho que vai desde a definição do problema até à solução comprovada.
A equipa de inovação da Smurfit Kappa, dirigida a partir do seu Centro de Experiência Global, em Amesterdão, é a unidade responsável pela investigação do comportamento do consumidor. Além disso, a ferramenta de marketing incorpora a solução ‘Shelf Viewer’, que compara o posicionamento e a capacidade de comercialização de até 40 000 produtos e colocações, permitindo o desenvolvimento de soluções de embalagens personalizadas que se adaptem aos desafios de cada produto.
A ‘Shelf Smart’ utiliza também um visualizador 3D para testar o impacto das embalagens num ambiente virtual, antes de testar junto dos compradores reais, para o que utiliza ferramentas de rastreio online desenvolvidas em colaboração com o parceiro tecnológico da empresa, o EyeSee.
“Mais de 50 testes, realizados em 11 categorias de produto e em seis países diferentes, analisaram os comportamentos de mais de dez mil compradores, demonstrando que este serviço pode ajudar a obter um aumento superior a 10% da visibilidade e perceção da marca”, indica a empresa, com base no estudo “Marketing on the shelf – Exactly how in control are you?”.