Distribuição

Montiqueijo entra no mercado asiático à boleia de distribuidora em Hong Kong

A Montiqueijo, empresa de laticínios especializada na produção e comercialização de queijo, acaba de assinar protocolo com a empresa de distribuição em Hong Kong Dah Chong Hong Food Mart

Ana Catarina Monteiro
Distribuição

Montiqueijo entra no mercado asiático à boleia de distribuidora em Hong Kong

A Montiqueijo, empresa de laticínios especializada na produção e comercialização de queijo, acaba de assinar protocolo com a empresa de distribuição em Hong Kong Dah Chong Hong Food Mart

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa
Bebidas
Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências
Alimentar
Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert
Retalho
‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho
Retalho
Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal
Retalho
O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta
Alimentar
Super Bock celebra os Santos Populares em mais de 200 locais de Lisboa
Bebidas
Fruit Attraction 2025 atinge 90% de ocupação
Exportação
Auchan anuncia os vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
Retalho
Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga
Retalho
PUB

Protocolo IIA Montiqueijo, empresa de laticínios especializada na produção e comercialização de queijo, acaba de assinar protocolo com a empresa de distribuição em Hong Kong Dah Chong Hong Food Mart.

A Montiqueijo, operadora no mercado nacional de produção e comercialização de queijo fresco, requeijão e queijo curado, que se diferencia pelos processos de produção tradicionais, participou pela primeira vez na Feira Internacional de Macau, que conta já com 20 edições, com o objetivo de promover os seus produtos junto da comunidade e empresários Asiáticos.

PUB

No decorrer da feira, a empresa celebrou o acordo com a Dah Chong Hong Food Mart, que pertence à Dah Chong Hong Holdings e conta atualmente com 90 pontos de venda ‘premium’ na região autónoma da China, Hong Kong. A nova parceria representa a entrada dos lacticínios da empresa para o mercado asiático.

Para Dina Duarte, Diretora Geral da Montiqueijo considera que “o protocolo assinado é a prova e o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos. O compromisso que fizemos é a primeira pedra de uma estratégia de expansão no mercado asiático”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa
Bebidas
Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências
Alimentar
Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert
Retalho
‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho
Retalho
Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal
Retalho
O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta
Alimentar
Super Bock celebra os Santos Populares em mais de 200 locais de Lisboa
Bebidas
Fruit Attraction 2025 atinge 90% de ocupação
Exportação
Auchan anuncia os vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
Retalho
Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga
Retalho
Bebidas

Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa

A Cerveja Sagres estreou esta semana a sua nova campanha “Somos o que nos vai na Alma”, um manifesto emocional que pretende refletir e celebrar a riqueza e a complexidade da identidade portuguesa.

Com criatividade da McCann, consultoria da Proud e produção da Playground, a iniciativa surge com presença em televisão, digital e outdoor, tendo como banda sonora o tema ‘Desfado’, de Ana Moura.

Sob a voz de Carlão, o manifesto “Alma Portuguesa” dá o mote à campanha, assumindo-se como um convite à reflexão sobre o que nos define como povo. “O que nos vai na alma?” é a pergunta que impulsiona a narrativa, espalhada em modo teaser pelas ruas e plataformas digitais, desafiando os portugueses a pensarem sobre a sua essência.

Com esta campanha, a marca propõe-se mostrar que a alma portuguesa é feita de contrastes e contradições, uma mistura de orgulho e humildade, de força e ternura, de tradição e modernidade. “Somos de pimba e de fado”, resume a campanha, numa tentativa de traduzir em imagens e sons aquilo que, afinal, “não se explica, sente-se”.

Segundo Catarina Ferraz, responsável de marketing, “a Cerveja Sagres é feita de orgulho, de memórias, de um património que une os portugueses. Mais do que uma cerveja, a Sagres faz parte da nossa cultura, tem Alma Portuguesa e sabor a casa. Com esta nova campanha, queremos mostrar e celebrar tudo o que nos torna únicos, como as tradições e contradições na forma como vivemos, sentimos e partilhamos todos os momentos. Porque esta Alma Portuguesa, Somos Nós!”.

A “Alma Portuguesa” será também ativada ao longo do ano em diferentes áreas, da música ao desporto e à cultura, reforçando a ligação emocional da Sagres aos portugueses e a todos os que escolhem Portugal como casa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências

Esta estreia assinala a entrada da empresa num novo segmento, apostando numa combinação de tradição artesanal e inovação contemporânea.

A Nacional acaba de reforçar o seu portefólio com o lançamento de duas granolas: Frutos Secos e Sementes, e Chocolate Salgado.

As novas granolas são cuidadosamente tostadas no forno, um processo que intensifica a textura crocante e realça os sabores naturais dos ingredientes. A Granola de Frutos Secos e Sementes combina noz pecan, caju, pistáchio, sementes de abóbora verdes e linhaça dourada, enquanto a Granola de Chocolate Salgado une chocolate negro e sal marinho, oferecendo um sabor sofisticado. Ambas as variedades têm como base a aveia integral.

Joana Carvalho, gestora da categoria de cereais da Nacional, destaca: “Cada detalhe foi pensado para surpreender, desde a seleção criteriosa dos ingredientes até o processo no forno, que garantem um sabor único a estes produtos. O resultado são granolas que elevam a experiência de consumo a um novo patamar, combinando sabor, textura e autenticidade em cada colherada. Queremos continuar a surpreender os consumidores através de produtos que mais do que alimentos são verdadeiras experiências”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert

A entrada da empresa na capital contempla a abertura de um supermercado na Alta de Lisboa e outro na Quinta do Lambert, Lumiar. A Mercadona terminará o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

A Mercadona, que conta com mais de 60 lojas em Portugal, vai abrir em novembro deste ano os seus primeiros supermercados na cidade de Lisboa. Nestas duas novas lojas, localizadas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert (Lumiar), a empresa prevê gerar 180 postos de trabalho.

As vagas em aberto para trabalhar nas lojas do Lumiar destinam-se a operador de supermercado e auxiliar de manutenção. Todas as ofertas de emprego têm um período de formação, com contrato efetivo, e são remuneradas desde o primeiro dia, refere a Mercadona.

Além das lojas da Alta de Lisboa e Quinta do Lambert, a empresa abrirá uma nova loja em Frielas (Loures) terminando o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

A cadeia de supermercados espanhola está também a reforçar a sua equipa de norte a sul do país com a integração de médicos, de forma a assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores nos seus espaços laborais.

Presente em 12 distritos em Portugal, a empresa conta já com sete mil colaboradores, dos quais 1.700  incorporaram-se na empresa em 2024. “No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 euros brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 euros alcançados num máximo de quatro anos”, refere num comunicado.

Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Para 2025, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho

A rede de lojas de proximidade ‘Aqui é Fresco’, que agrega cerca de 700 pontos de venda independentes em todo o país, vai realizar a sua 14.ª Convenção nos dias 8 e 9 de junho, escolhendo, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco do maior encontro anual do setor do comércio de retalho em Portugal.

A edição de 2025 representa um marco estratégico para a insígnia, ao reforçar a descentralização geográfica do evento e a ligação às regiões fora dos grandes centros urbanos. Em 2024, a convenção gerou mais de 15 milhões de euros em transações comerciais, sendo reconhecida como um dos principais momentos de negócio direto entre retalhistas, marcas e grossistas.

Com um recorde de 100 stands e a expectativa de acolher cerca de 1.500 participantes, a convenção contará com a presença de empresas e marcas de referência nacionais e internacionais. O jantar de gala integrará um espetáculo com o cantor José Cid e a entrega do Prémio Carreira, cujo vencedor será revelado durante o evento. Estão também confirmadas as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e Centromarca.

Carla Esteves, diretora executiva da rede, sublinha: “Esta edição da nossa convenção irá, mais uma vez, destacar a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. É um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”.


“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encaram este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é um dos
pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.

Com a marca própria UP em expansão,  já com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar, a rede prevê continuar a diversificar a oferta em 2025, com foco adicional no canal Horeca.

Sob o mote “Juntos pela Economia Circular”, a convenção de 2025 aposta fortemente na sustentabilidade. Todos os excedentes alimentares serão doados à Fundação dos Armazenistas de Mercearia (FAM), e a rede mobilizou os seus fornecedores parceiros para apoiar a Fundação do Gil com doações de produtos. A ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal

A inteligência artificial (IA) está a transformar os hábitos de consumo em Portugal. Segundo o Adyen Index: Retail Report 2025, 32% dos consumidores portugueses já utiliza IA para fazer compras, o que representa um aumento de 47% face ao ano anterior.

Hipersuper

A Geração Z lidera esta tendência, com 45% dos inquiridos a recorrer à tecnologia, mas o maior crescimento registou-se entre os Baby Boomers (60-78 anos), com uma subida de 85% na utilização. A maioria dos utilizadores afirma que a IA é uma ferramenta útil para se inspirar na escolha de produtos como vestuário ou refeições.

Apesar da forte adesão por parte dos consumidores, apenas 32% dos retalhistas nacionais planeia investir em IA nos próximos 12 meses para reforçar as áreas de vendas e marketing, e 31% para apoiar a inovação de produto.

O estudo revela ainda que 39% dos portugueses gostaria de comprar a partir de múltiplos canais, que inclui loja, redes sociais e e-commerce, mas apenas 39% dos retalhistas oferece atualmente uma experiência de compra unificada.

O relatório foi conduzido pela Censuswide com base numa amostra de 41.089 consumidores maiores de 16 anos em 28 países, incluindo Portugal. Os dados foram recolhidos entre 26 de fevereiro e 12 de março de 2025.

A análise com retalhistas incluiu 14.003 profissionais em 29 países, com dados recolhidos entre 10 de fevereiro e 12 de março de 2025. A Censuswide é membro da Market Research Society e do British Polling Council, cumprindo os respetivos códigos de conduta e os princípios da ESOMAR.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta

A marca O Lisboeta acaba de apresentar uma nova edição especial que celebra dois ícones da tradição portuguesa: o salame de chocolate e o café Delta. 

Hipersuper

Resultado da parceria com a Delta Cafés, esta edição limitada integra o Lote Portugal, conhecido pelo seu perfil aromático e pelo papel central no quotidiano dos portugueses. À base de salame de chocolate gelado, junta-se agora o sabor marcante do café, numa criação que homenageia dois clássicos reinventados.

“As edições especiais são sempre uma oportunidade para surpreender. Desta vez quisemos fazer algo que ficasse. E sabíamos que só fazia sentido com o Lote Portugal da Delta Cafés”, afirmam os fundadores d’O Lisboeta.

Disponível em todas as lojas da marca, no site oficial e nas Delta Coffee House Experience em Lisboa, o novo sabor pode ser adquirido à unidade, em caixa de seis unidades ou de dez. Mantendo-se fiel ao seu conceito, O Lisboeta serve-se sempre gelado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Super Bock celebra os Santos Populares em mais de 200 locais de Lisboa

A Super Bock volta a marcar presença nas Festas de Lisboa com a nova campanha “É um milagre dos Santos”, reforçando a ligação da marca à tradição dos Santos Populares.

Hipersuper

Este ano, a marca estará presente em mais de 200 locais da capital, entre arraiais, pontos de venda, ativações e experiências.

Patrocinadora oficial das Festas de Lisboa, que integram os Arraiais e as Marchas Populares, a Super Bock aposta numa campanha que celebra os reencontros, os momentos partilhados e a alegria dos amigos, elementos centrais desta época festiva. “É um milagre dos Santos” sublinha o espírito único destas celebrações, onde até “o amigo poupado paga rodadas” e “o amigo caseiro passa a noite fora”.

A presença da marca será visível em vários arraiais emblemáticos, como o Grande Arraial de Benfica, os Santos à Campolide, e nas festas de bairros como Caselas, Mouraria, Bica, Carnide, Santa Catarina e Navegantes, entre outros.

Bruno Albuquerque, diretor de marketing cervejas e patrocínios do Super Bock Group, sublinha: “a Super Bock é a marca da Amizade e dos momentos partilhados. Estar nas Festas de Lisboa enquanto Patrocinador Oficial é estar onde a amizade acontece – sem filtros e de forma genuína -, com tudo o que faz dos Santos Populares uma celebração tão nossa e única. Queremos continuar a ser a cerveja que acompanha os reencontros, os abraços, os brindes e a alegria dos amigos”.

A campanha estará também presente em social media, mupis, outdoors nas estações de metro e táxis, contribuindo para consolidar a Super Bock como um símbolo das celebrações populares lisboetas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

Fruit Attraction 2025 atinge 90% de ocupação

A Fruit Attraction 2025, feira internacional dedicada ao setor de frutas e hortícolas, já regista uma taxa de ocupação superior a 90%, quatro meses antes da sua realização.

Hipersuper

Organizado pela Ifema Madrid e pela Fepex, o certame terá lugar entre 30 de setembro e 2 de outubro, no centro de exposições de Madrid, e reafirma a sua posição como evento de referência global para o setor.

A 17.ª edição da feira contará com um espaço de exposição de 70.000 m², mais 8% do que em igual período do ano passado, prevendo-se a participação de mais de 2.500 empresas, 75.000 m² de oferta expositiva e a presença de cerca de 120.000 profissionais oriundos de 150 países.

Este ano, a feira ocupará 10 pavilhões – 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 14 – convertendo Madrid no epicentro mundial da comercialização de produtos frescos. A nova setorização vai otimizar a experiência de expositores e visitantes, com destaque para as propostas nacionais nos pavilhões ímpares e a representação internacional nos pares. A área Fresh Food Logistics estará localizada no pavilhão 4, e haverá ainda zonas dedicadas à Indústria Auxiliar em vários pavilhões, cobrindo toda a cadeia de valor do setor.

O tomate será o produto estrela desta edição, com diversas iniciativas centradas neste hortícola de grande impacto económico em Espanha. Paralelamente, os produtos biológicos terão visibilidade acrescida, através de ações específicas nos stands dedicados.

Entre as novidades, destacam-se os Prémios aos Melhores Stands, em quatro categorias: stand mais original, melhor design, mais sustentável e melhor stand global, votado pelo público. A feira voltará ainda a distinguir os melhores projetos, produtos ou serviços no Innovation Hub Awards, focados em inovação, sustentabilidade e tecnologia aplicada.

A Fruit Attraction 2025 contará também com um programa alargado de fóruns técnicos e congressos, entre os quais se destacam o Grape Attraction, Biofruit Congress e Fresh Food Logistics The Summit. Os países convidados desta edição são o México e a Malásia, no âmbito do Guest Importing Countries Programme, integrado no programa de compradores internacionais.

A feira decorre de 30 de setembro a 2 de outubro, entre as 9:30 e as 19 horas, encerrando às 16 horas no último dia.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Auchan anuncia os vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar

Já são conhecido os vencedores da 2.ª edição do Prémio de Inovação Alimentar, uma iniciativa da Auchan Retail Portugal que pretende identificar e promover projetos disruptivos no setor alimentar.

Hipersuper
O prémio visa acelerar a entrada de produtos e embalagens inovadoras no mercado, oferecendo aos vencedores acesso privilegiado à rede de distribuição da Auchan.
O prémio na categoria Produto foi atribuí.do ao Nutino, um snack de miolo de noz com sabor que se destaca pela sua proposta saudável, leve e 100% natural. O Nutino apresenta-se como o primeiro snack de nozes com sabor a nível mundial, com potencial para redefinir o segmento de snacks saudáveis e de frutos secos.
Na categoria Embalagem, a Monchique Can foi a vencedora. Uma garrafa de alumínio 100% reciclável e reutilizável. Principais características: Leve, durável e com design exclusivo. A Monchique Can foi concebida para uso contínuo, não se esgotando após um só consumo, como as garrafas descartáveis.
A Fragoleto foi distinguida com uma Menção Honrosa pela sua linha de gelados artesanais probióticos, elaborados com kombucha e kéfir. Os gelados Fragoleto oferecem uma opção indulgente que combina sabor e benefícios para a saúde digestiva.
“Estamos bastante impressionados com a qualidade e a diversidade dos projetos que concorreram a esta edição do Prémio de Inovação Alimentar” afirma Filipa Rebelo Pinto, diretora de Produto da Auchan Retail Portugal. “Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em apoiar a inovação no setor e em oferecer aos nossos clientes produtos e embalagens que se destacam pela sua originalidade, qualidade, caracter sustentável e capacidade de responder às suas necessidades. Acreditamos que este prémio é uma excelente plataforma para impulsionar o crescimento de empresas inovadoras e para enriquecer a oferta alimentar em Portugal”, acrescenta.
Os vencedores desta edição terão a oportunidade de comercializar os seus produtos nas lojas Auchan e no website da marca, além de receberem visibilidade nos canais de comunicação da Auchan, acesso ao programa de mentoria Netmentora e participação no palco de inovação Future Taste.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga

A Mercadona reforça a sua presença no distrito de Braga com a abertura de uma nova loja em Fafe, localizada na freguesia de Quinchães.

Hipersuper

Este novo supermercado, que abre portas esta quarta-feira, representa a oitava unidade da insígnia no distrito e resultou na criação de 65 postos de trabalho, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia, em linha com a política de recursos humanos da empresa.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, do executivo municipal, e de Pedro Teixeira da Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Quinchães, que realizaram uma visita institucional às instalações. Antero Barbosa sublinhou a importância da criação de emprego local e elogiou o compromisso da empresa com a responsabilidade social, nomeadamente através da doação diária de bens alimentares à Santa Casa da Misericórdia de Fafe.

Com uma área de vendas de 1 900 m², a nova loja segue o modelo de supermercado ecoeficiente da Mercadona, integrando 413 painéis solares para autoconsumo e promovendo a mobilidade sustentável com pontos de carregamento para veículos elétricos e estacionamento para bicicletas e trotinetes. A loja dispõe ainda de seções como talho, peixaria, padaria, frutas e legumes, charcutaria, garrafeira e o espaço pronto a comer, com pratos tradicionais para levar ou consumir no local.

Sofia Cardoso, diretora de Relações Externas da Zona Norte e Responsabilidade Social da Mercadona em Portugal, afirmou: “Estamos muito orgulhosos por termos chegado ao município de Fafe reafirmando o nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos nossos Chefes (clientes), oferecendo-lhes um serviço de qualidade e uma experiência de compra diferenciada. Esperamos que os fafenses nos recebam com o mesmo entusiasmo com que abrimos as portas da nossa loja, e que a Mercadona seja o seu supermercado de confiança.”.

Esta abertura insere-se na estratégia de crescimento da Mercadona em Portugal, país onde a cadeia soma já mais de 7.000 empregos e um investimento acumulado superior a 376 milhões de euros. Para 2025, está prevista a abertura de mais 10 lojas, com um investimento adicional de 157 milhões de euros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.