Projeto Baga Bairrada promove espumantes da região
As produtoras de vinhos da região da Bairrada estão unidas e focadas no projeto ‘Baga Bairrada’, criado no mês passado de julho, ao qual se juntam agora duas novas marcas envolvidas na produção de espumantes a partir da casta Baga

Ana Catarina Monteiro
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
As produtoras de vinhos da região da Bairrada estão unidas e focadas no projeto ‘Baga Bairrada’, criado no mês passado de julho, ao qual se juntam agora duas novas marcas envolvidas na produção de espumantes a partir da casta Baga.
Depois de apresentado no final do mês de julho com o lançamento de cinco referências, o projeto ganha agora dois novos espumantes, o ‘Montanha Grande Cuvée 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Primavera Extra Bruto 2013’ (Caves Primavera). Este ano são esperadas outras novidades no âmbito da iniciativa que reúne neste momento sete referências com o selo da logomarca.
A Caves Primavera foi a pioneira nestas lides, com o lançamento do ‘Primavera Baga Bruto 1998’, em 2001. A Caves da Montanha, por sua vez, embora tenha lançado o primeiro espumante 100% Baga este ano, a colheita é de 2009. Estes são os dois espumantes que agora “vestiram a camisola” do projeto regional, promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).
A iniciativa está aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard coletivo para “um espumante” feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para promover e vender a região, e seus vinhos, em Portugal e no Mundo.
A CVB pretende assim sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande fator diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta. Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades. Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos um grande volume de vinhos tintos de Baga.
Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante. No entanto, nos últimos oito a dez anos os espumantes varietais de Baga têm ganho adeptos na produção, mas também junto da crítica especializada e do consumidor, que lhe atribuem uma conotação extremamente positiva.