Makro ganha autonomia na estratégia comercial e operacional
O grupo alemão Metro, dono da cadeia grossista Makro, desenvolveu um novo modelo corporativo que confere mais autonomia à filial portuguesa no que diz respeito à estratégia comercial e operacional

Rita Gonçalves
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O grupo alemão Metro, dono da cadeia grossista Makro, desenvolveu um novo modelo corporativo que confere mais autonomia à filial portuguesa no que diz respeito à estratégia comercial e operacional.
“A Makro Portugal passa a reportar diretamente ao Board Operacional na Alemanha”, anuncia um comunicado da empresa, que antes reportava à filial Ibérica. “A maior autonomia local na gestão comercial e operacional do negócio irá permitir ter plenamente em conta as necessidades dos clientes portugueses e do mercado nacional”.
A confiança na estrutura portuguesa deve-se ao “esforço e compromisso de todos os colaboradores”, explica Tanya Kopps, diretora geral da Makro Portugal, acrescentando que “a criação de maior valor em Portugal será baseada na descentralização do negócio para que possamos estar ainda mais focados no mercado português, com as suas características e necessidades específicas. Esta nova realidade é um sinal de confiança no mercado nacional e, nas tomadas de decisão locais, com foco nos clientes Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) e na satisfação das suas necessidades”.
No entanto, as funções de ‘back office’, como por exemplo, a contabilidade, “continuarão com uma abordagem conjunto na Polónia e em Espanha. O grupo opera 10 lojas em Portugal.