Um quarto dos portugueses faz compras online
Os consumidores portugueses gastaram 2,9 mil milhões de euros em compras online, segundo um estudo feito em parceria pela ACEPI e a IDC

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Ainda há 35% de portugueses sem contato com a internet, regra geral, pessoas mais velhas, menos literadas e mais pobres, disse Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a apresentação dos resultados de um estudo feito em parceria pela associação do comércio eletrónico em Portugal e a IDC, por ocasião do Fórum da Economia Digital.
A análise revela que 6,9 milhões de portugueses utilizam a Internet e um quarto da população faz compras online, cifra que representa 2,7 milhões de pessoas. Estes consumidores gastaram em 2014 2,9 mil milhões de euros em compras virtuais.
O comércio B2B (empresas para empresas) e B2C (empresas para o consumidor) mais do que duplicou nos últimos cinco anos em Portugal e vale 47 mil milhões de euros. O estudo prevê que atinja os 85 mil milhões em seis anos.
Os smartphones são cada vez mais utilizados para fazer compras eletrónicas, embora a maioria dos portugueses continue a usar o PC. O vestuário, as viagens e o alojamento, lideram as vendas. Um total de 72% dos inquiridos (entre 5.000) revela fazer compras em sites estrangeiros.