Os negócios distinguidos no World Retail Congress
A cerimónia de entrega de prémios do World Retail Congress decorreu no último dia do evento, a 10 de Setembro, na qual foram conhecidos os vencedores em cinco categorias. A chinesa JD.com foi considerada a “Retalhista e-Commerce do Ano”, e a “maior loja de brinquedos da Europa”, inaugurada este ano em Moscovo pela britânica Hamley, recebeu o prémio “Design de Loja do Ano”

Ana Catarina Monteiro
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience
Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio
O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025
Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience

Loja da marca de brinquedos Hamleys em Moscovo, Rússia, vencedora do prémio “Design de Loja do Ano”.
A cerimónia de entrega de prémios do World Retail Congress decorreu no último dia do evento, a 10 de Setembro, na qual foram conhecidos os vencedores em cinco categorias. A chinesa JD.com foi considerada a “Retalhista e-Commerce do Ano”, e a “maior loja de brinquedos da Europa”, inaugurada este ano em Moscovo pela britânica Hamley, recebeu o prémio “Design de Loja do Ano”.
No World Retail Congress 2015, a campanha “Vale a pena ir ao Continente” foi nomeada para “Campanha de Publicidade do Ano”. O prémio, no entanto, não foi atribuído à cadeia nacional, que concorria com marcas como a tecnológica Intel ou a cadeia italiana de supermercados Coop. A vencedora foi a campanha “For Every Milestone” da britânica Marks & Spenser.
A marca de vestuário Primark, por sua vez, foi condecorada com o prémio “Tranformação e Reinvenção no Retalho”, sucedendo à Starbucks, vencedora da edição do último ano.
Quanto à distinção de “Retalhista e-Commerce do Ano”, o objetivo do júri passava por reconhecer a capacidade demonstrada nos últimos 12 meses de introduzir inovação no sentido de um negócio mais “centrado no cliente” e sem ruturas na prestação de serviços, informação e produtos, demonstrando uma evolução das vendas, lucro e qualidade do serviço ao cliente.
Entre os negócios e-Commerce candidatos ao prémio estavam, nomeadamente, a Matchesfashion.com (Reino Unido), Michael Hill Jewellery (Austrália), Jumia (Nigéria), Yoox Group (Itália), JD.com (China) e Mudo (Turquia). Venceu a empresa chinesa, que fornece uma solução completa aos retalhistas que pretendam estabelecer um canal online na sua estrutura.
No que diz respeito ao comércio físico, a loja Hamleys World, Moscow by Fitch, concorreu para “Design de Loja do Ano” ao lado de espaços como a Galeria Melissa, em Londres, da marca brasileira de calçado Melissa, a insígnia alimentar Madcooperativet da Coop, em Copenhaga (Dinamarca), o mercado integrado em zona residencial Markthal, em Roterdão (Holanda), o conceito de venda de automóveis da Hyundai no Reino Unido, a Rockar, e a loja de bicicletas Rose Biketown, em Munique (Alemanha).
Por último, a distinção “Jovem Empreendedor no Retalho do Ano” foi destinada a Nitin Passi, fundador e CEO da Missguided.com, plataforma de venda de vestuário feminino.
Ainda não estão disponíveis no site do evento os vencedores dos prémios mais importantes para o setor, o de “Retalhista do Ano”, para a qual estão nomeadas a Primark, a Alibaba, a Inditex, entre outras, e o de “Liderança de Excelência”.