Os negócios distinguidos no World Retail Congress
A cerimónia de entrega de prémios do World Retail Congress decorreu no último dia do evento, a 10 de Setembro, na qual foram conhecidos os vencedores em cinco categorias. A chinesa JD.com foi considerada a “Retalhista e-Commerce do Ano”, e a “maior loja de brinquedos da Europa”, inaugurada este ano em Moscovo pela britânica Hamley, recebeu o prémio “Design de Loja do Ano”
Ana Catarina Monteiro
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A cerimónia de entrega de prémios do World Retail Congress decorreu no último dia do evento, a 10 de Setembro, na qual foram conhecidos os vencedores em cinco categorias. A chinesa JD.com foi considerada a “Retalhista e-Commerce do Ano”, e a “maior loja de brinquedos da Europa”, inaugurada este ano em Moscovo pela britânica Hamley, recebeu o prémio “Design de Loja do Ano”.
No World Retail Congress 2015, a campanha “Vale a pena ir ao Continente” foi nomeada para “Campanha de Publicidade do Ano”. O prémio, no entanto, não foi atribuído à cadeia nacional, que concorria com marcas como a tecnológica Intel ou a cadeia italiana de supermercados Coop. A vencedora foi a campanha “For Every Milestone” da britânica Marks & Spenser.
A marca de vestuário Primark, por sua vez, foi condecorada com o prémio “Tranformação e Reinvenção no Retalho”, sucedendo à Starbucks, vencedora da edição do último ano.
Quanto à distinção de “Retalhista e-Commerce do Ano”, o objetivo do júri passava por reconhecer a capacidade demonstrada nos últimos 12 meses de introduzir inovação no sentido de um negócio mais “centrado no cliente” e sem ruturas na prestação de serviços, informação e produtos, demonstrando uma evolução das vendas, lucro e qualidade do serviço ao cliente.
Entre os negócios e-Commerce candidatos ao prémio estavam, nomeadamente, a Matchesfashion.com (Reino Unido), Michael Hill Jewellery (Austrália), Jumia (Nigéria), Yoox Group (Itália), JD.com (China) e Mudo (Turquia). Venceu a empresa chinesa, que fornece uma solução completa aos retalhistas que pretendam estabelecer um canal online na sua estrutura.
No que diz respeito ao comércio físico, a loja Hamleys World, Moscow by Fitch, concorreu para “Design de Loja do Ano” ao lado de espaços como a Galeria Melissa, em Londres, da marca brasileira de calçado Melissa, a insígnia alimentar Madcooperativet da Coop, em Copenhaga (Dinamarca), o mercado integrado em zona residencial Markthal, em Roterdão (Holanda), o conceito de venda de automóveis da Hyundai no Reino Unido, a Rockar, e a loja de bicicletas Rose Biketown, em Munique (Alemanha).
Por último, a distinção “Jovem Empreendedor no Retalho do Ano” foi destinada a Nitin Passi, fundador e CEO da Missguided.com, plataforma de venda de vestuário feminino.
Ainda não estão disponíveis no site do evento os vencedores dos prémios mais importantes para o setor, o de “Retalhista do Ano”, para a qual estão nomeadas a Primark, a Alibaba, a Inditex, entre outras, e o de “Liderança de Excelência”.