Instituto Superior de Agronomia cria unidade de controlo de produtos alimentares
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa tem uma nova unidade de investigação especializada em frutas e legumes, o Freshness Lab. Desta forma, o instituto potencia as competências na área do consumidor e da cadeia de abastecimento de frutas e legumes

Ana Catarina Monteiro
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa tem uma nova unidade de investigação especializada em frutas e legumes, o Freshness Lab. Desta forma, o instituto potencia as competências na área do consumidor e da cadeia de abastecimento de frutas e legumes.
O Freshness Lab dispõe da instalação em Portugal concebida especificamente para compreender a frescura, o sabor, o valor nutricional e a segurança de fruta e legumes. A nova unidade permite realizar estudos de “último quilómetro” entre a prateleira e o local de consumo e apoio a todas as operações logísticas a montante, desde o campo à prateleira.
Às novas instalações estão associados laboratórios para explorar os fundamentos do sabor, da frescura e do valor nutricional das frutas e legumes e sala de análise sensorial para estudar a perceção do consumidor.
A aproximação ao consumidor e às suas necessidades de informação sobre a fruta e os legumes é um objetivo central da mais recente unidade do ISA, cujas competências são já “procuradas por empresas das várias etapas da cadeia de valor”, que pretendem oferecer aos consumidores fruta e legumes mais frescos, nutritivos e seguros, reduzindo perdas e desperdícios evitáveis.
Situado no ‘hub’ logístico do País, junto de portos, vias rodoviárias e ferroviárias, aeroporto, entrepostos comerciais dos grandes grupos de distribuição, prestadores de serviços especializados às empresas da cadeia de valor da fruta e legumes e próximo das principais regiões produtoras nacionais, o Freshness Lab conta com parceria com 14 empresas do setor da pêra Rocha para acolher e gerir uma unidade de pós-colheita. Os trabalhos já em curso permitirão ao setor reduzir perdas estimadas em “cerca de 40 milhões de euros”.