‘Baga Bairrada’. Um espumante feito a partir da casta bandeira da região
Comissão Vitivinícola da Bairrada estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
“Uma Região. Uma Casta. Um Espumante: Baga Bairrada”. Este é o lema do projeto ‘Baga Bairrada’, iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aberta a todos os produtores da região e que estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga.
“Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo”, esclarece um comunicado da CVB.
Sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada e conferir à região massa crítica para fazer espumantes brancos de uma casta tinta, são os objetivos deste novo projeto vitivinícola.
“Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades”.
Definidas as regras, processos e estratégias para implementação, promoção, divulgação do projeto e o plano de comunicação, estão disponíveis cinco referências com a logomarca ‘Baga Bairrada’, todos 100% Baga.