‘Baga Bairrada’. Um espumante feito a partir da casta bandeira da região
Comissão Vitivinícola da Bairrada estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga

Rita Gonçalves
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
“Uma Região. Uma Casta. Um Espumante: Baga Bairrada”. Este é o lema do projeto ‘Baga Bairrada’, iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aberta a todos os produtores da região e que estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga.
“Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo”, esclarece um comunicado da CVB.
Sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada e conferir à região massa crítica para fazer espumantes brancos de uma casta tinta, são os objetivos deste novo projeto vitivinícola.
“Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades”.
Definidas as regras, processos e estratégias para implementação, promoção, divulgação do projeto e o plano de comunicação, estão disponíveis cinco referências com a logomarca ‘Baga Bairrada’, todos 100% Baga.