‘Baga Bairrada’. Um espumante feito a partir da casta bandeira da região
Comissão Vitivinícola da Bairrada estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga

Rita Gonçalves
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
“Uma Região. Uma Casta. Um Espumante: Baga Bairrada”. Este é o lema do projeto ‘Baga Bairrada’, iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aberta a todos os produtores da região e que estabelece um ‘standard’ coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga.
“Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo”, esclarece um comunicado da CVB.
Sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada e conferir à região massa crítica para fazer espumantes brancos de uma casta tinta, são os objetivos deste novo projeto vitivinícola.
“Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades”.
Definidas as regras, processos e estratégias para implementação, promoção, divulgação do projeto e o plano de comunicação, estão disponíveis cinco referências com a logomarca ‘Baga Bairrada’, todos 100% Baga.