Clube de Produtores Continente viajou à procura das melhores práticas
Durante quatro dias, 25 produtores do Clube de Produtores Continente puderam conhecer aquilo que se faz de melhor a nível internacional ao longo de todo o ciclo produtivo, num processo de benchmarking que procurou “fortalecer a qualidade da produção nacional”

Rita Gonçalves
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
Durante quatro dias, 25 produtores do Clube de Produtores Continente puderam conhecer aquilo que se faz de melhor a nível internacional ao longo de todo o ciclo produtivo, num processo de benchmarking que procurou “fortalecer a qualidade da produção nacional, dotando os produtores de técnicas inovadoras e sofisticadas nas suas áreas de atuação”, sublinha um comunicado da Sonae.
O primeiro fornecedor visitado foi a empresa Queijos Veerger, reconhecida por ser a maior ‘handler’ de queijos na Holanda, com 64 linhas de produção. Esta empresa caracteriza-se pela inovação, flexibilidade e forte orientação para as necessidades do cliente. Além da sua marca, a empresa produz inúmeras marcas próprias para todo o mercado.
Em Delft, os produtores tiveram oportunidade de visitar o centro de investigação e inovação da DSM, um dos maiores fornecedores de ingredientes do setor alimentar mundial. Neste centro, os produtores tiveram oportunidade de visitar instalações piloto onde se simulam várias indústrias alimentares e conferir os desenvolvimentos que estão a ser trabalhados na área dos queijos e enchidos.
Os queijos DOC, uma das maiores cooperativas da Holanda com mais de 3000 produtores de leite associados, destacaram-se pela “perfeita automatização dos sistemas de produção, que permitem à fábrica estar em funcionamento 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano”.
Ainda na Holanda, o Clube de Produtores Continente visitou o Mercado de Queijo e o Museu do Queijo, o que permitiu aos produtores perceber a importância do produto como “atração gastronómica e consequentemente, turística”.
Na Alemanha, o Clube de Produtores foi conhecer a DMK, a maior empresa de queijos da região, com mais de 6.7 biliões de litros de leite processados ao ano, com oportunidade de observar de perto os processos de produção na fábrica.