Quase metade dos portugueses reduz tempo dispendido em lojas físicas
Um total de 40% dos portugueses diz dedicar hoje mais tempo às compras online do que há cinco anos

Rita Gonçalves
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Um total de 40% dos portugueses diz dedicar hoje mais tempo às compras online do que há cinco anos.
Por outro lado, quase metade dos consumidores (45%) diz ter reduzido o tempo dispendido em lojas físicas. A nível europeu, o tempo passado em loja diminuiu para cerca de 40%, enquanto o tempo passado na Internet tem aumentado para um em cada dois consumidores. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem.
Relativamente às visitas às lojas, 19% dos portugueses estão plenamente de acordo em “dedicar mais tempo à procura e à pesquisa antes de comprar”.
O consumo enquanto lazer é importante para os portugueses, que gostam de “demorar o seu tempo sem necessariamente comprar”. Há um “lado de prazer que é por vezes relaxante” para 13% dos inquiridos que faz compras nas lojas e para 17% dos que compram na Internet. Ao contrário do que se poderia pensar, “tentar perder o mínimo de tempo possível” surge apenas na terceira posição e é uma preocupação para somente 12% dos clientes em loja e 9% dos compradores online.
O estudo conclui que a Internet tem roubado cada vez mais tempo aos consumidores. “A proporção de europeus que tem aumentado o tempo que gasta em compras é uma vez e meia maior do que a proporção de pessoas que o reduziram”.
*Notícia escrita de acordo com o novo acordo ortográfico