Portugueses são os europeus que mais planeiam aumentar poupanças
O aumento nos gastos supera as intenções de poupanças na generalidade dos países europeus. Portugal foge à regra: são mais os consumidores que tencionam aumentar as poupanças do que aqueles que pensam aumentar as despesas

Rita Gonçalves
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience
Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio
O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025
Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
O Observador Cetelem revela que, em Portugal, 46% dos consumidores pensam aumentar as poupanças nos próximos meses.
Os portugueses são mesmo os europeus que mais aumentaram essa intenção, mais 11 pontos percentuais (p.p), face a 2011.
Seguidos pelos consumidores portugueses estão os britânicos. São os povos europeus com mais intenção de poupar nos próximos meses.
“De uma forma geral, as intenções de poupança estão em queda ou ao mesmo nível, pelo segundo ano consecutivo em todos os países europeus. Portugal e o Reino Unido, onde os consumidores tencionam poupar mais este ano, são as únicas exceções à regra. Em média, 35% dos europeus dizem que pretendem aumentar as poupanças nos próximos doze meses, uma proporção ligeiramente inferior em comparação com 2014 (33%)”, revela o estudo.
A pesquisa revela no entanto que as intenções de gastos também aumentaram: 35% dos portugueses admitem aumentar as suas despesas, mais do que no ano passado (29%).
O aumento nos gastos supera as intenções de poupanças na generalidade dos países analisados. Uma vez mais, Portugal foge à regra: são mais os consumidores que tencionam aumentar as poupanças (46%) do que aqueles que pensam aumentar as despesas (35%).
*Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico