Portugueses são os europeus que mais planeiam aumentar poupanças
O aumento nos gastos supera as intenções de poupanças na generalidade dos países europeus. Portugal foge à regra: são mais os consumidores que tencionam aumentar as poupanças do que aqueles que pensam aumentar as despesas

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Observador Cetelem revela que, em Portugal, 46% dos consumidores pensam aumentar as poupanças nos próximos meses.
Os portugueses são mesmo os europeus que mais aumentaram essa intenção, mais 11 pontos percentuais (p.p), face a 2011.
Seguidos pelos consumidores portugueses estão os britânicos. São os povos europeus com mais intenção de poupar nos próximos meses.
“De uma forma geral, as intenções de poupança estão em queda ou ao mesmo nível, pelo segundo ano consecutivo em todos os países europeus. Portugal e o Reino Unido, onde os consumidores tencionam poupar mais este ano, são as únicas exceções à regra. Em média, 35% dos europeus dizem que pretendem aumentar as poupanças nos próximos doze meses, uma proporção ligeiramente inferior em comparação com 2014 (33%)”, revela o estudo.
A pesquisa revela no entanto que as intenções de gastos também aumentaram: 35% dos portugueses admitem aumentar as suas despesas, mais do que no ano passado (29%).
O aumento nos gastos supera as intenções de poupanças na generalidade dos países analisados. Uma vez mais, Portugal foge à regra: são mais os consumidores que tencionam aumentar as poupanças (46%) do que aqueles que pensam aumentar as despesas (35%).
*Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico