Portugal é “país piloto” para novo formato de loja da Media Markt
A Media Markt, detida pelo grupo alemão Metro, vai implementar em todo o parque de lojas portuguesas uma experiência de compra multi-canal. O país será o primeiro a receber o novo formato da insígnia de tecnologia
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Media Markt, detida pelo grupo alemão Metro, vai implementar em todo o parque de lojas português uma experiência de compra multi-canal. O país será o primeiro a receber o novo formato da insígnia de tecnologia.
“Saturn não é uma opção para Portugal”, diz Pieter Haas, MSH e Member of the Management Board do grupo Metro, que considera que o mercado nacional está saturado a nível de oferta de tecnologia. “Não somos líderes em Portugal, ao contrário de Espanha, pelo que não se justifica a introdução de mais um dos nossos formatos de tecnologia”.
No entanto, a estratégia para os mercados português e espanhol, que têm características similares, é a mesma no que diz respeito ao negócio global do grupo alemão que recebeu a imprensa interncional em Berlim, no dia 6 de Maio. Durante a iniciativa, o grupo deu a conhecer a Flagship Store da Saturn, no centro da capital alemã, que apresenta inovações em loja como o Smartbar, para apoio técnico na personalização dos dispositivos (aplicações e outras ferramentas e complementos que melhor se aplicam às actividades de cada cliente) e etiquetas de preço digitais.
O responsável revelou que Portugal será o primeiro país a receber os mesmos mecanismos tecnológicos para potenciar a experiência multi-canal do cliente nas lojas Media Markt, que passa pelo suporte tecnológico dos colaboradores, comparação de preços através do smartphone, conteúdos online exclusivos no ponto de venda e ainda pelo serviço Click & Collect.
“A tecnologia tornou-se um aliado para potenciar a compra Click & Collect”, explica. O modelo Cash & Carry tinha supostamente os dias contados, com a tecnologia que surgiu no ponto de venda. Mas, o que era um inimigo tornou-se no principal instrumento para o formato progredir, ao potenciar um contacto mais directo com consumidores e fornecedores. O Cash & Carry foi o tipo de negócio que mais revolucionou o retalho com a tecnologia aplicada”.
Com a digitalização dos pontos de venda Saturn, 50% dos clientes que compram online voltam à loja para recolher o produto. A diferença entre as duas insígnias de tecnologia está no posicionamento de preços, essencialmente.
Leia também:
Metro em posição financeira para investir “mais que nunca”
Novo CEO do grupo Metro em Outubro