Tiffosi cria ‘vending machine’ para calças
A portuguesa Tiffosi é especialista em ‘jeans’ e os seus produtos são comercializados por milhares de revendedores, dentro e fora de Portugal. A marca lançou uma ‘vending machine’ para comercializar a sua mais recente inovação: o modelo ‘One Size’
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A portuguesa Tiffosi é especialista em ‘jeans’ e os seus produtos são comercializados por milhares de revendedores, dentro e fora de Portugal. A marca lançou uma ‘vending machine’ para comercializar a sua mais recente inovação: o modelo ‘One Size’.
O nome é italiano mas a marca é portuguesa. A Tiffosi nasceu em Famalicão há 35 anos e pertence desde 2008 ao Grupo VNC, fundado com o propósito de desenvolver o negócio de retalho na área da moda e potenciar a internacionalização. Neste contexto foi adquirida a Cofemel, sociedade que detém a marca de roupa que se tornou o principal negócio do grupo.
Com um investimento previsto de 30 milhões de euros na rede de lojas próprias, quer na expansão internacional quer na remodelação a nível nacional, a nova administração criou “um novo conceito em toda a estrutura da marca, no ponto de venda e no próprio produto, não perdendo o posicionamento que defende deste a origem, de especialista em jeans”, explica Cristina Veríssimo, Directora de Marketing da Tiffosi.
De passagem por Lisboa, a responsável encontrou-se com o Hipersuper na loja do shopping Colombo, “uma das mais importantes” em Portugal, juntamente com os espaços do Marshopping, em Matosinhos, e em Viseu, no Palácio do Gelo.
A empresa inaugurou 17 novas lojas no último ano, incluindo sua primeira loja no mercado espanhol, concretamente no Centro Comercial La Gavia, em Madrid. O ponto de partida para a internacionalização foi a primeira abertura própria fora de Portugal.
Já durante este ano, estendeu também o canal de venda online ao país vizinho, onde já estava presente em mais de 300 lojas multi-marca. “Cerca de 1750 revendedores vendem a marca em 20 países”, segundo a responsável. Em Portugal, soma 68 lojas próprias, número que está a aumentar com a expansão actual da insígnia.
Vending Machine de ‘jeans’
A Tiffosi desenvolveu um conceito inovador de calças de ganga. Com tamanho único, os ‘jeans’ “OneSizeFitsAll” adaptam-se ao tamanho e silhueta de todos os tipos de corpos. 100% portugueses, são “desenvolvidos com um tecido super elástico, permitindo movimentos livres e recuperando a elasticidade após uso”.
A inovação nota-se também na comunicação do novo modelo, que introduz uma nova forma de vender em loja. Neste sentido, a marca lançou uma ‘vending machine’ em Outubro do último ano. “Cada máquina leva cerca de 100 pares de calças que sugere também um menor esforço em reposição de stock”.
O sistema de venda “está a funcionar aqui, no Colombo, existindo uma réplica de madeira que traduz o conceito em outras lojas”.
A loja no Colombo acolheu também um projecto-piloto para o sistema de pagamentos virtuais associado à ‘vending machine’. “Temos uma parceria com a Pt Meo Wallet em fase de teste”, desvenda a Directora de Marketing.
O modelo “One Size” é resultado de um trabalho da equipa de investigação e desenvolvimento da marca de vestuário, que trabalha em parceria com uma empresa responsável pela lavagem manual das suas peças, o que torna “cada produto único”.
O modo de produção aumenta o valor dos produtos expostos mas, no entanto, a Tiffosi quer o público português perca a percepção desta como uma “marca cara”. Com lojas maiores, o novo posicionamento tenta não perder o “factor qualidade” ao mesmo tempo que procura oferecer um preço atractivo para o cliente.
“Também aumentamos a comunicação no ponto de venda para ajudar as pessoas a encontrarem os ‘jeans’ mais indicados conforme a sua fisionomia. Para isso, dispomos um serviço de aconselhamento, como o ‘Fit Guide’ para adulto e criança”, explica Cristina Verissimo.
Lojas de rua e online
Recentemente a empresa têm vindo a renovar as lojas para uma média de dimensão de 600 metros quadrados. “Abrimos lojas de 15 em 15 dias, praticamente. Vamos agora abrir uma loja de grande dimensão no Algarve”. A responsável indica também uma abertura em Barcelos, este ano, cidade onde ainda há “muito a tradição de loja de rua”, pelo que o espaço seguirá este formato, no qual também irá apostar em Espanha, brevemente.
“O online é uma área queremos potenciar até ao final do ano. Este canal é fundamental para o consumidor”, considera. A loja online da marca tem cerca de um ano e meio, registando “bons resultados”.
A internacionalização é um dos objectivos estratégicos para os próximos anos. A especialista portuguesa em ‘jeans’ está a reforçar sua presença internacional, tanto através do reforço da rede de revendedores em todo o mundo, como da abertura de lojas próprias.