Seis marcas nacionais com excelência reputacional a nível mundial
Delta, Sumol-Compal, Renova, RFM, Vista Alegre e Luso. As seis são as marcas portuguesas mais reputadas entre o público internacional

Ana Catarina Monteiro
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Delta, Sumol-Compal, Renova, RFM, Vista Alegre e Luso. As seis são as marcas portuguesas mais reputadas entre o público internacional.
Em Portugal, depois de auditadas mais de 180 marcas selecionadas pelo público em geral, apenas 14 marcas obtiveram uma pontuação acima dos 80 pontos no estudo RepTrak Pulse da On Strategy Reputation Institute, realizado entre Novembro de 2014 e Março de 2015. E como tal são designadas marcas de Excelência Reputacional.
Entre as marcas portugueses que registam um índice de reputação robusta (80>70 pontos), estão nomes como CTT, TAP, Galp, Continente, Pingo Doce, Sport Zone, Worten, Salsa, SIC, Rádio Comercial, TSF, Unicer, Central de Cervejas, Água das Pedras, Vitalis, Super Bock, Sagres e ainda as de café Sical, Dolce Gusto, Buondi e Nicola.
No mercado global, são apenas seis as marcas nacionais que registaram um valor acima dos 80 pontos no índice, cuja marca Google mantém a liderança consistentemente desde 2011, reforçando este ano a sua pontuação com uma evolução de 86,3 para 87,5 pontos.
Pedro Tavares, Partner e CEO da On Strategy Reputation Institute em Portugal, diz que “comparando com muitos outros países, Portugal tem muito poucas marcas com uma pontuação de excelência associada. Apesar de o índice reputacional médio das marcas em Portugal não ter sofrido alteração de 2014 para 2015 (66,4 pontos) os vários sectores foram claramente afectados pelos factos ocorridos no sector financeiro em 2015. Por isso é ainda mais relevante destacar o pequeno grupo das marcas de excelência reputacional em Portugal”.
Do ponto de vista sectorial, nenhum sector atinge o índice de excelência em Portugal (>80pts), mas destacam-se com um índice médio de reputação robusta (80>70 pts). As categorias ‘Grande Consumo, Alimentação e Bebidas’ e ‘Computador, Informática e Electrónica’ registam 74 pontos, ‘Informação e Media’ 72 pontos e, por fim, o sector ‘Serviços’ atinge 70 pontos.