Sector nacional grossista de produtos alimentares para Hotelaria cresce 3% em 2015
O volume de negócios das empresas portuguesas grossistas de alimentação para Hotelaria cresceu 1,5% em 2014, situando-se nos 1 100 milhões de euros, segundo a Informa D&B
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Ana Catarina Monteiro
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O volume de negócios das empresas portuguesas grossistas de alimentação para Hotelaria cresceu 1,5% em 2014, situando-se nos 1 100 milhões de euros, segundo a Informa D&B.
Através do estudo Sectores Portugal “Grossistas de Produtos Alimentares para Hotelaria”, a empresa de estudos de mercado Informa D&B estima que, depois de as vendas do sector de alimentação grossista para hotelaria terem mantido uma trajectória descendente entre 2008 e 2013, passando dos 1 310 milhões de euros para os 1 085 milhões, o sector está agora a recuperar.
As previsões no curto prazo apontam para uma prolongação da tendência de crescimento da procura. Para 2015, estima-se um aumento do valor do mercado perto de 3%.
Em 2013 operavam no sector português de Grossistas de Produtos Alimentares para Hotelaria um total de 9 565 empresas, valor que se manteve estável em relação ao exercício anterior, após vários anos de decréscimos.
Por tipo de produto, perto de 21% das empresas grossistas centram a sua actividade na distribuição de frutas e verduras, sendo as distribuidoras de bebidas o segundo grupo mais numeroso, representando cerca de 16% do total.
A zona Norte do País concentra a maior parte dos operadores, com cerca de 30% do total nacional (2 802 sociedades em 2012). Seguem-se a zona Centro, com 2 554 empresas sediadas e Lisboa, com 2 384.