Retalhistas portugueses já podem potenciar interacção com consumidores a partir dos códigos de barras
A GS1 Portugal acaba de firmar uma parceria com a Scanbuy para introduzir no mercado a aplicação móvel mPackaging Mobile Engagement, através da qual as marcas podem fornecer experiências customizadas aos clientes
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Ana Catarina Monteiro
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A GS1 Portugal acaba de firmar uma parceria com a Scanbuy para introduzir no mercado a aplicação móvel mPackaging Mobile Engagement, através da qual as marcas podem fornecer experiências customizadas aos clientes.
A plataforma da Scanbuy permite, através da leitura dos códigos de barra que os consumidores fazem scan no ponto de venda, fornecer às marcas informação completa sobre os consumidores e públicos-alvo, como localização, perfis demográficos e reacção a campanhas de marketing, possibilitando a criação de mecanismos de envolvimento através do telemóvel.
O serviço chega agora ao mecado nacional pela mão da GS1 Portugal, que vai gerir o serviço, assegurando às marcas a oportunidade de multiplicar os pontos de contacto e de interacção com os consumidores.
“Estamos a proporcionar às marcas a possibilidade de garantirem maior transparência de produto aos consumidores”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1, organização global responsável por normalizar a emissão e uso de códigos de barras nas embalagens. “Códigos de barras informativos significam um melhor serviço aos consumidores, ao mesmo tempo que fornecem às marcas novos ‘insights’ que ajudam a construir relações fortes com os clientes”, explica.
Os fabricantes vão poder usar o mPackaging para partilha de informação acerca do produto, promoções e cupões, criar diálogos automáticos, produzir inquéritos instantâneos e possibilitar outras interações, via digitalização dos códigos de barras nas embalagens.
Chai Outmezguine, CEO da ScanBuy explica que “o mPackaging oferece às marcas a oportunidade de utilizar qualquer produto que comercializam como ponto de envolvimento com os consumidores, os quais também podem pedir mais informação, ou um cupão, em tempo real no ponto de venda. Os estudos mostram, recorrentemente, que existe uma maior probabilidade do consumidor comprar um produto que fornece informação quando efectua a leitura óptica (scan) do código de barras, do que quando não fornece”.
Tendo já efectuado parcerias com a GS1 em Espanha, Hungria e Portugal, a ScanBuy tem planos em marcha para continuar o lançamento da sua plataforma mPackaging em mais cinco países europeus. A expansão à América Latina está também no horizonte.