Unilever atinge meta dos zero resíduos não perigosos para aterro e poupa €200 milhões
A Unilever anunciou o envio de zero resíduos não perigosos para aterro, de todas as 240 fábricas, localizadas em 67 países

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A Unilever anunciou o envio de zero resíduos não perigosos para aterro, de todas as 240 fábricas, localizadas em 67 países.
A gigante alimentar, dona das marcas Magnum, Knorr, Dove e Domestos, entre outras, que chegam diariamente a mais de dois mil milhões de pessoas, quer “duplicar o volume do seu negócio, ao mesmo tempo que reduz o seu impacto ambiental”.
A empresa, não só voltou a liderar o sector de produtos alimentares no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, como recebeu também, em Janeiro deste ano, a distinção “Gold Class” atribuída pela RobecoSAM, no seu livro anual de sustentabilidade de 2015, devido ao “desempenho em matéria de sustentabilidade”. A meta de zero resíduos para aterro é um “elemento-chave para a ambição de crescimento sustentável” da Unilever.
“A redução de resíduos na fonte continua a ser prioritária, tanto para a Unilever como para os seus parceiros, que procuram soluções inovadoras para os resíduos remanescentes”. Por exemplo, na Costa do Marfim, os resíduos foram transformados em materiais de construção “low-cost”; na Índia, os resíduos orgânicos foram transformados em adubo e distribuídos pela comunidade local para o cultivo de verduras; e na China, os resíduos de Hefei, a maior fábrica da Unilever, na Ásia, são reutilizados para fabrico de pavimentos e tijolos.
A eliminação de resíduos permitiu à empresa evitar custos de mais de €200 milhões e criar centenas de postos de trabalho. No Egipto, por exemplo, a equipa local lançou um projecto que permite aos colaboradores com deficiências ganharem uma remuneração extra, através da reciclagem de resíduos provenientes das linhas de produção da empresa, comprovando que a redução de resíduos faz todo o sentido em termos empresariais.