Empresa portuguesa Fricon instala-se na América do Norte em 2015
A Fricon, que conta com clientes como Lidl, Jerónimo Martins, Unicer e Olá para o segmento de frio e congelados, concluiu um investimento de 1,5 milhões de euros na optimização técnica, que culminou na inauguração de um Laboratório na sua sede em Vila do Conde, no passado dia 21 de Março
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Ana Catarina Monteiro
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A Fricon, que conta com clientes como Lidl, Jerónimo Martins, Unicer e Unilever para o segmento de frio e congelados, concluiu um investimento de 1,5 milhões de euros na optimização técnica, que culminou na inauguração de um laboratório na sua sede em Vila do Conde, no passado dia 21 de Março.
Na linha de montagem da fábrica da Fricon, na freguesia de Touguinha, em Vila do Conde, os 150 funcionários exemplificam como construíram os 27 500 equipamentos de frio, que dali saíram no último ano, dos quais 70% destinados ao Retalho.
Na apresentação da nova unidade de Investigação e Desenvolvimento, estiveram presentes parceiros de todo o mundo, como a retalhista Biedronka. Da necessidade de garantir o bom funcionamento dos equipamentos, que viajam para latitudes tão distantes e com distintas características, como Rússia ou Malásia, partiu a instalação do novo laboratório. Com 500 metros quadrados, a área destina-se ao desenvolvimento e teste das performances dos produtos, de acordo com a classe climática para a qual são desenvolvidos.
O negócio da família Azevedo representa uma aposta em inovação e autonomia, sendo que a empresa tem vindo a centrar a produção em ilhas de frio fechadas, com capacidade para consumir menos 50% de energia do que as tradicionais ilhas abertas. O projecto foi desenvolvido ao longo de três anos.
A Fricon começou por produzir frigoríficos para uso doméstico há 38 anos. Hoje, tendo o retalho como principal e mais exigente área, a empresa estuda e desenvolve soluções que, aliadas à tecnologia, se adaptem a vários tipos de mercados e clientes. Além da sua sede em Portugal, a empresa conta ainda com uma unidade no Brasil, a Mercofricon, aberta em 1995, que produz para o mercado interno, tendo facturado 100 milhões de euros em 2014.
Contando com a unidade fabril portuguesa, cuja 85% da produção se destina à exportação, no total a produtora facturou 200 milhões de euros em 2014, sendo que mercado português pesa 19,5 milhões neste resultado.
Desde a Colômbia a Taiwan, a empresa de Vila do Conde está presente em mais de 50 países, tendo conquistado mais duas geografias durante o evento no passado sábado, Egipto e Angola. Há três anos atrás, pela mão de um parceiro, entrou para o mercado do Médio Oriente, onde detém agora um estabelecimento próprio.
Em 2013, a empresa fundou uma Delegação Comercial e apoio pós-venda em Madrid, com 2 500 metros quadrados. Este ano, pretende “estabelecer-se no Norte da América”, num projecto para o qual está a investir “meio milhão de euros”, revelou Hércules Zurita, Assessor da Administração e Responsável pelo Desenvolvimento de Negócios, durante o evento.
A empresa, que possui um portefólio com arcas conservadoras horizontais e verticais, armários verticais de refrigeração e conservação, conservadores de gelados, refrigerados de bebidas e expositores horizontais e inclinados, garante a rastreabilidade a 100% dos equipamentos, além de um serviço de assistência, no qual diagnostica o problema em 24 horas e resolve em 48 horas, em todas as geografias onde está presente.